LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTO - ORTOGRAFIA CH

leitura é um grande desafio, pois, o aluno precisa compreender e interpretar aquilo que foi lido. Muitos alunos das séries iniciais de alfabetização possuem dificuldade no processo de aquisição da leitura. 

leitura e interpretação de texto, ortografia CH
O prazer de ler está interligado não somente à necessidade da leitura, mas à aproximação estabelecida entre o sujeito leitor e o fascínio da obra literária.

A leitura é um grande desafio, pois, o aluno precisa compreender e interpretar aquilo que foi lido. Muitos alunos das séries iniciais de alfabetização possuem dificuldade no processo de aquisição da leitura.

Trabalhar com leitura de textos pequenos, leitura/ escuta (compartilhada e autônoma) está de acordo com a BNCC, (Base Nacional Comum Curricular). 
Tem como objetos de conhecimento: 

-Decodificação/Fluência de leitura 
-Formação do leitor 
-Compreensão
- Estratégia de leitura.
As habilidades propostas para esta prática de linguagem são: 
-(EF35LP01) Ler e compreender, silenciosamente e, em seguida, em voz alta, com autonomia e fluência, textos curtos com nível de textualidade adequado. 
-(EF35LP02) Selecionar livros da biblioteca e/ou do cantinho de leitura da sala de aula e/ou disponíveis em meios digitais para leitura individual, justificando a escolha e compartilhando com os colegas sua opinião, após a leitura. 
-(EF35LP03) Identificar a ideia central do texto, demonstrando compreensão global. 
-EF35LP04) Inferir informações implícitas nos textos lidos. -(EF35LP05) Inferir o sentido de palavras ou expressões desconhecidas em textos, com base no contexto da frase ou do texto.
-(EF35LP06) Recuperar relações entre partes de um texto, identificando substituições lexicais (de substantivos por sinônimos) ou pronominais (uso de pronomes anafóricos – pessoais, possessivos, demonstrativos) que contribuem para a continuidade do texto.

Neste sentido, cabe ao professor utilizar diversas estratégias de ensino, para que os alunos possam aprender a escrever corretamente. 

As atividades desta leitura são: interpretação,  separação silábica, ordem alfabética, caça-palavras, formação de palavras e autoditado.



Existem vários modelos de treinos ortográficos que contribuem para a aprendizagem. Todos nós sabemos o quanto é complicado o processo de alfabetização! 

São tantas regras ortográficas!...O aluno precisa ter acesso a várias atividades, que possam auxiliá-los.

leitura e interpretação de texto, ortografia CH               leitura e interpretação de texto, ortografia CH

leitura e interpretação de texto, ortografia CH               leitura e interpretação de texto, ortografia CH

leitura e interpretação de texto, ortografia CH              leitura e interpretação de texto, ortografia CH

leitura e interpretação de texto, ortografia CH             leitura e interpretação de texto, ortografia CH
Autoria das atividades: Adiléa Generoso
leitura é um grande desafio, pois, o aluno precisa compreender e interpretar aquilo que foi lido. Muitos alunos das séries iniciais de alfabetização possuem dificuldade no processo de aquisição da leitura. 

leitura e interpretação de texto, ortografia CH
O prazer de ler está interligado não somente à necessidade da leitura, mas à aproximação estabelecida entre o sujeito leitor e o fascínio da obra literária.

A leitura é um grande desafio, pois, o aluno precisa compreender e interpretar aquilo que foi lido. Muitos alunos das séries iniciais de alfabetização possuem dificuldade no processo de aquisição da leitura.

Trabalhar com leitura de textos pequenos, leitura/ escuta (compartilhada e autônoma) está de acordo com a BNCC, (Base Nacional Comum Curricular). 
Tem como objetos de conhecimento: 

-Decodificação/Fluência de leitura 
-Formação do leitor 
-Compreensão
- Estratégia de leitura.
As habilidades propostas para esta prática de linguagem são: 
-(EF35LP01) Ler e compreender, silenciosamente e, em seguida, em voz alta, com autonomia e fluência, textos curtos com nível de textualidade adequado. 
-(EF35LP02) Selecionar livros da biblioteca e/ou do cantinho de leitura da sala de aula e/ou disponíveis em meios digitais para leitura individual, justificando a escolha e compartilhando com os colegas sua opinião, após a leitura. 
-(EF35LP03) Identificar a ideia central do texto, demonstrando compreensão global. 
-EF35LP04) Inferir informações implícitas nos textos lidos. -(EF35LP05) Inferir o sentido de palavras ou expressões desconhecidas em textos, com base no contexto da frase ou do texto.
-(EF35LP06) Recuperar relações entre partes de um texto, identificando substituições lexicais (de substantivos por sinônimos) ou pronominais (uso de pronomes anafóricos – pessoais, possessivos, demonstrativos) que contribuem para a continuidade do texto.

Neste sentido, cabe ao professor utilizar diversas estratégias de ensino, para que os alunos possam aprender a escrever corretamente. 

As atividades desta leitura são: interpretação,  separação silábica, ordem alfabética, caça-palavras, formação de palavras e autoditado.



Existem vários modelos de treinos ortográficos que contribuem para a aprendizagem. Todos nós sabemos o quanto é complicado o processo de alfabetização! 

São tantas regras ortográficas!...O aluno precisa ter acesso a várias atividades, que possam auxiliá-los.

leitura e interpretação de texto, ortografia CH               leitura e interpretação de texto, ortografia CH

leitura e interpretação de texto, ortografia CH               leitura e interpretação de texto, ortografia CH

leitura e interpretação de texto, ortografia CH              leitura e interpretação de texto, ortografia CH

leitura e interpretação de texto, ortografia CH             leitura e interpretação de texto, ortografia CH
Autoria das atividades: Adiléa Generoso

Nenhum comentário:

Postar um comentário