LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTO

Olá amigos, hoje eu trago para vocês esta leitura e interpretação  de texto, para alunos do ensino fundamental 1.

leitura é um grande desafio, pois, o aluno precisa compreender e interpretar aquilo que foi lido. Muitos alunos das séries iniciais de alfabetização possuem dificuldade no processo de aquisição da leitura. 


leitura e interpretação  de texto
Por isto, acho de suma importância o uso de pequenos textos infantil, para que o aluno possa ler oralmente com fluência e entonação, criando-se assim automatismo de leitura. 

O ato de ler requer incentivo, o hábito de ler requer gosto, prazer de ler, desejo e curiosidade. E isso é válido para leitores mirins, juvenis e mais experientes. 

O prazer de ler está interligado não somente à necessidade da leitura, mas à aproximação estabelecida entre o sujeito leitor e o fascínio da obra literária.

Trabalhar com leitura de textos pequenos, leitura/ escuta (compartilhada e autônoma) está de acordo com a BNCC, (Base Nacional Comum Curricular). 

As atividades desta leitura são: interpretação,  separação silábica, ligar desenhos às letras embaralhadas, substantivos primitivos e derivados, ortografia r ou rr, etc.... 

Tem como objetos de conhecimento: 

-Decodificação/Fluência de leitura 
-Formação do leitor 
-Compreensão
- Estratégia de leitura.


As habilidades propostas para esta prática de linguagem são: 


 -(EF35LP01) Ler e compreender, silenciosamente e, em seguida, em voz alta, com autonomia e fluência, textos curtos com nível de textualidade adequado. 
 -(EF35LP02) Selecionar livros da biblioteca e/ou do cantinho de leitura da sala de aula e/ou disponíveis em meios digitais para leitura individual, justificando a escolha e compartilhando com os colegas sua opinião, após a leitura. 
-(EF35LP03) Identificar a ideia central do texto, demonstrando compreensão global. 
-EF35LP04) Inferir informações implícitas nos textos lidos. 
-(EF35LP05) Inferir o sentido de palavras ou expressões desconhecidas em textos, com base no contexto da frase ou do texto.


-(EF35LP06) Recuperar relações entre partes de um texto, identificando substituições lexicais (de substantivos por sinônimos) ou pronominais (uso de pronomes anafóricos – pessoais, possessivos, demonstrativos) que contribuem para a continuidade do texto.

leitura e interpretação  de texto           leitura e interpretação  de texto

leitura e interpretação  de texto              leitura e interpretação  de texto

leitura e interpretação  de texto              leitura e interpretação  de texto

Ortografia r ou rr



Autoria das atividades: Adiléa Generoso
Olá amigos, hoje eu trago para vocês esta leitura e interpretação  de texto, para alunos do ensino fundamental 1.

leitura é um grande desafio, pois, o aluno precisa compreender e interpretar aquilo que foi lido. Muitos alunos das séries iniciais de alfabetização possuem dificuldade no processo de aquisição da leitura. 


leitura e interpretação  de texto
Por isto, acho de suma importância o uso de pequenos textos infantil, para que o aluno possa ler oralmente com fluência e entonação, criando-se assim automatismo de leitura. 

O ato de ler requer incentivo, o hábito de ler requer gosto, prazer de ler, desejo e curiosidade. E isso é válido para leitores mirins, juvenis e mais experientes. 

O prazer de ler está interligado não somente à necessidade da leitura, mas à aproximação estabelecida entre o sujeito leitor e o fascínio da obra literária.

Trabalhar com leitura de textos pequenos, leitura/ escuta (compartilhada e autônoma) está de acordo com a BNCC, (Base Nacional Comum Curricular). 

As atividades desta leitura são: interpretação,  separação silábica, ligar desenhos às letras embaralhadas, substantivos primitivos e derivados, ortografia r ou rr, etc.... 

Tem como objetos de conhecimento: 

-Decodificação/Fluência de leitura 
-Formação do leitor 
-Compreensão
- Estratégia de leitura.


As habilidades propostas para esta prática de linguagem são: 


 -(EF35LP01) Ler e compreender, silenciosamente e, em seguida, em voz alta, com autonomia e fluência, textos curtos com nível de textualidade adequado. 
 -(EF35LP02) Selecionar livros da biblioteca e/ou do cantinho de leitura da sala de aula e/ou disponíveis em meios digitais para leitura individual, justificando a escolha e compartilhando com os colegas sua opinião, após a leitura. 
-(EF35LP03) Identificar a ideia central do texto, demonstrando compreensão global. 
-EF35LP04) Inferir informações implícitas nos textos lidos. 
-(EF35LP05) Inferir o sentido de palavras ou expressões desconhecidas em textos, com base no contexto da frase ou do texto.


-(EF35LP06) Recuperar relações entre partes de um texto, identificando substituições lexicais (de substantivos por sinônimos) ou pronominais (uso de pronomes anafóricos – pessoais, possessivos, demonstrativos) que contribuem para a continuidade do texto.

leitura e interpretação  de texto           leitura e interpretação  de texto

leitura e interpretação  de texto              leitura e interpretação  de texto

leitura e interpretação  de texto              leitura e interpretação  de texto

Ortografia r ou rr



Autoria das atividades: Adiléa Generoso

Nenhum comentário:

Postar um comentário