Olá amigos, hoje eu trago para vocês esta leitura e interpretação de texto, para alunos do ensino fundamental 1.
A leitura é um grande desafio, pois, o aluno precisa compreender e interpretar aquilo que foi lido. Muitos alunos das séries iniciais de alfabetização possuem dificuldade no processo de aquisição da leitura.
Por isto, acho de suma importância o uso de pequenos textos infantil, para que o aluno possa ler oralmente com fluência e entonação, criando-se assim automatismo de leitura.
O ato de ler requer incentivo, o hábito de ler requer gosto, prazer de ler, desejo e curiosidade. E isso é válido para leitores mirins, juvenis e mais experientes.
O prazer de ler está interligado não somente à necessidade da leitura, mas à aproximação estabelecida entre o sujeito leitor e o fascínio da obra literária.
A leitura é um grande desafio, pois, o aluno precisa compreender e interpretar aquilo que foi lido. Muitos alunos das séries iniciais de alfabetização possuem dificuldade no processo de aquisição da leitura.
O ato de ler requer incentivo, o hábito de ler requer gosto, prazer de ler, desejo e curiosidade. E isso é válido para leitores mirins, juvenis e mais experientes.
O prazer de ler está interligado não somente à necessidade da leitura, mas à aproximação estabelecida entre o sujeito leitor e o fascínio da obra literária.
Trabalhar com leitura de textos pequenos, leitura/ escuta (compartilhada e autônoma) está de acordo com a BNCC, (Base Nacional Comum Curricular).
As atividades desta leitura
são: interpretação, separação silábica, ligar desenhos às letras
embaralhadas, substantivos primitivos e derivados, ortografia r ou rr,
etc....
Tem como objetos de conhecimento:
-Decodificação/Fluência de leitura
-Formação do leitor
-Compreensão
- Estratégia de leitura.
-Decodificação/Fluência de leitura
-Formação do leitor
-Compreensão
- Estratégia de leitura.
As habilidades propostas para esta prática de linguagem são:
-(EF35LP01)
Ler e compreender, silenciosamente e, em seguida, em voz alta, com
autonomia e fluência, textos curtos com nível de textualidade adequado.
-(EF35LP02)
Selecionar livros da biblioteca e/ou do cantinho de leitura da sala de
aula e/ou disponíveis em meios digitais para leitura individual,
justificando a escolha e compartilhando com os colegas sua opinião, após
a leitura.
-(EF35LP03) Identificar a ideia central do texto, demonstrando compreensão global.
-EF35LP04) Inferir informações implícitas nos textos lidos.
-(EF35LP05) Inferir o sentido de palavras ou expressões desconhecidas em textos, com base no contexto da frase ou do texto.
-(EF35LP05) Inferir o sentido de palavras ou expressões desconhecidas em textos, com base no contexto da frase ou do texto.
-(EF35LP06)
Recuperar relações entre partes de um texto, identificando
substituições lexicais (de substantivos por sinônimos) ou pronominais
(uso de pronomes anafóricos – pessoais, possessivos, demonstrativos) que
contribuem para a continuidade do texto.
Autoria das atividades: Adiléa Generoso
Olá amigos, hoje eu trago para vocês esta leitura e interpretação de texto, para alunos do ensino fundamental 1.
A leitura é um grande desafio, pois, o aluno precisa compreender e interpretar aquilo que foi lido. Muitos alunos das séries iniciais de alfabetização possuem dificuldade no processo de aquisição da leitura.
Por isto, acho de suma importância o uso de pequenos textos infantil, para que o aluno possa ler oralmente com fluência e entonação, criando-se assim automatismo de leitura.
O ato de ler requer incentivo, o hábito de ler requer gosto, prazer de ler, desejo e curiosidade. E isso é válido para leitores mirins, juvenis e mais experientes.
O prazer de ler está interligado não somente à necessidade da leitura, mas à aproximação estabelecida entre o sujeito leitor e o fascínio da obra literária.
A leitura é um grande desafio, pois, o aluno precisa compreender e interpretar aquilo que foi lido. Muitos alunos das séries iniciais de alfabetização possuem dificuldade no processo de aquisição da leitura.
O ato de ler requer incentivo, o hábito de ler requer gosto, prazer de ler, desejo e curiosidade. E isso é válido para leitores mirins, juvenis e mais experientes.
O prazer de ler está interligado não somente à necessidade da leitura, mas à aproximação estabelecida entre o sujeito leitor e o fascínio da obra literária.
Trabalhar com leitura de textos pequenos, leitura/ escuta (compartilhada e autônoma) está de acordo com a BNCC, (Base Nacional Comum Curricular).
As atividades desta leitura
são: interpretação, separação silábica, ligar desenhos às letras
embaralhadas, substantivos primitivos e derivados, ortografia r ou rr,
etc....
Tem como objetos de conhecimento:
-Decodificação/Fluência de leitura
-Formação do leitor
-Compreensão
- Estratégia de leitura.
-Decodificação/Fluência de leitura
-Formação do leitor
-Compreensão
- Estratégia de leitura.
As habilidades propostas para esta prática de linguagem são:
-(EF35LP01)
Ler e compreender, silenciosamente e, em seguida, em voz alta, com
autonomia e fluência, textos curtos com nível de textualidade adequado.
-(EF35LP02)
Selecionar livros da biblioteca e/ou do cantinho de leitura da sala de
aula e/ou disponíveis em meios digitais para leitura individual,
justificando a escolha e compartilhando com os colegas sua opinião, após
a leitura.
-(EF35LP03) Identificar a ideia central do texto, demonstrando compreensão global.
-EF35LP04) Inferir informações implícitas nos textos lidos.
-(EF35LP05) Inferir o sentido de palavras ou expressões desconhecidas em textos, com base no contexto da frase ou do texto.
-(EF35LP05) Inferir o sentido de palavras ou expressões desconhecidas em textos, com base no contexto da frase ou do texto.
-(EF35LP06)
Recuperar relações entre partes de um texto, identificando
substituições lexicais (de substantivos por sinônimos) ou pronominais
(uso de pronomes anafóricos – pessoais, possessivos, demonstrativos) que
contribuem para a continuidade do texto.
Autoria das atividades: Adiléa Generoso
Nenhum comentário:
Postar um comentário