Sequencia de atividade - História em Quadrinhos: Inferência na leitura Nesta sequência de atividades com Histórias em Quadrinhos, você poderá trabalhar com a busca por pistas textuais, intertextuais e contextuais para ler nas entrelinhas (fazer inferências), ampliando a compreensão do texto Um saber importante que integra a capacidade de ler com compreensão diz respeito a prestar atenção nos componentes formais do texto: a) sua estrutura composicional, isto é, sua organização em partes; b) os recursos linguísticos que emprega (por exemplo: se usa o discurso direto ou discurso indireto; se usa muitos diminutivos; em que tempo estão os verbos que utiliza; se usa gíria, ou uma linguagem coloquial, ou linguagem muito culta; se tem mais frases curtas ou mais frases longas); c) os recursos expressivos e literários a que recorre, como rimas, linguagem figurada, jogos de palavras, etc. Tudo isso – a estrutura composicional, os recursos linguísticos e os literários – são elementos importantes da construção do sentido dos textos e da capacidade de ler com compreensão. Nesse trabalho de construir sentido produzindo inferências, os alunos podem se lembrar de outros textos conhecidos, construindo pontes intertextuais, e também utilizar-se de conhecimentos que já têm (do tema, da sociedade em geral, da língua, de sua própria experiência de vida). Ler nas entrelinhas, produzindo inferências é o jeito mais completo e mais gostoso de ler, porque proporciona ao leitor o prazer da descoberta, o sentimento de ser cúmplice do autor. É o que possibilita ao leitor dizer consigo mesmo: “Ah, então é isso!... Bem que eu desconfiei...” Os leitores iniciantes, ainda muito dependentes do processo de decodificação, precisarão mais da orientação do professor ou da professora para realizar inferências. Pode-se, por exemplo, recomendar-lhes buscar pistas auxiliares, como palavras em destaque, formatos gráficos e ilustrações; outras vezes poderá fazer uma leitura expressiva e completa do texto, com o objetivo de dirigir o foco para alguns elementos-chave para a compreensão.(Fonte: Pró letramento) Nesta sequência você encontrará: leitura e interpretação de história em quadrinhos; onomatopeia; trabalhando com os balões; sinônimo e antônimo; substantivo simples e composto; Leitura e interpretação de história em quadrinhos O que é onomatopeia? Trabalhando os balões da história em quadrinhos... Sinônimo e antônimo Substantivos simples e composto

Sequencia de atividade - História em Quadrinhos: Inferência na leitura

Nesta sequência de atividades com Histórias em Quadrinhos, você poderá trabalhar com a busca por pistas textuais, intertextuais e contextuais para ler nas entrelinhas (fazer inferências), ampliando a compreensão do texto
Um saber importante que integra a capacidade de ler com compreensão diz respeito a prestar atenção nos componentes formais do texto: 
a) sua estrutura composicional, isto é, sua
organização em partes; 
b) os recursos linguísticos que emprega (por exemplo: se usa o discurso direto ou discurso indireto; se usa muitos diminutivos; em que tempo estão os verbos que
utiliza; se usa gíria, ou uma linguagem coloquial, ou linguagem muito culta; se tem mais frases
curtas ou mais frases longas); 
c) os recursos expressivos e literários a que recorre, como rimas, linguagem figurada, jogos de palavras, etc. 
Tudo isso – a estrutura composicional, os recursos linguísticos e os literários – são elementos importantes da construção do sentido dos textos e da capacidade de ler com compreensão.
Nesse trabalho de construir sentido produzindo inferências, os alunos podem se lembrar de outros textos conhecidos, construindo pontes intertextuais, e também utilizar-se de conhecimentos que já têm (do tema, da sociedade em geral, da língua, de sua própria
experiência de vida). Ler nas entrelinhas, produzindo inferências é o jeito mais completo e mais gostoso de ler, porque proporciona ao leitor o prazer da descoberta, o sentimento de ser cúmplice do autor. É o que possibilita ao leitor dizer consigo mesmo: “Ah, então é isso!... Bem que eu desconfiei...” Os leitores iniciantes, ainda muito dependentes do processo de decodificação, precisarão mais da orientação do professor ou da professora para realizar inferências. Pode-se, por exemplo, recomendar-lhes buscar pistas auxiliares, como palavras em destaque, formatos gráficos e ilustrações; outras vezes poderá fazer uma leitura expressiva e completa do texto, com o objetivo de dirigir o foco para alguns elementos-chave para a compreensão.(Fonte: Pró letramento)
Nesta sequência você encontrará:
leitura e interpretação de história em quadrinhos;
onomatopeia;
trabalhando com os balões;
sinônimo e antônimo;
substantivo simples e composto;
Leitura e interpretação de história em quadrinhos
O que é onomatopeia?
Trabalhando os balões da história em quadrinhos...
Sinônimo e antônimo 
Substantivos simples e composto

Sequencia de atividade - História em Quadrinhos: Inferência na leitura

Nesta sequência de atividades com Histórias em Quadrinhos, você poderá trabalhar com a busca por pistas textuais, intertextuais e contextuais para ler nas entrelinhas (fazer inferências), ampliando a compreensão do texto
Um saber importante que integra a capacidade de ler com compreensão diz respeito a prestar atenção nos componentes formais do texto: 
a) sua estrutura composicional, isto é, sua
organização em partes; 
b) os recursos linguísticos que emprega (por exemplo: se usa o discurso direto ou discurso indireto; se usa muitos diminutivos; em que tempo estão os verbos que
utiliza; se usa gíria, ou uma linguagem coloquial, ou linguagem muito culta; se tem mais frases
curtas ou mais frases longas); 
c) os recursos expressivos e literários a que recorre, como rimas, linguagem figurada, jogos de palavras, etc. 
Tudo isso – a estrutura composicional, os recursos linguísticos e os literários – são elementos importantes da construção do sentido dos textos e da capacidade de ler com compreensão.
Nesse trabalho de construir sentido produzindo inferências, os alunos podem se lembrar de outros textos conhecidos, construindo pontes intertextuais, e também utilizar-se de conhecimentos que já têm (do tema, da sociedade em geral, da língua, de sua própria
experiência de vida). Ler nas entrelinhas, produzindo inferências é o jeito mais completo e mais gostoso de ler, porque proporciona ao leitor o prazer da descoberta, o sentimento de ser cúmplice do autor. É o que possibilita ao leitor dizer consigo mesmo: “Ah, então é isso!... Bem que eu desconfiei...” Os leitores iniciantes, ainda muito dependentes do processo de decodificação, precisarão mais da orientação do professor ou da professora para realizar inferências. Pode-se, por exemplo, recomendar-lhes buscar pistas auxiliares, como palavras em destaque, formatos gráficos e ilustrações; outras vezes poderá fazer uma leitura expressiva e completa do texto, com o objetivo de dirigir o foco para alguns elementos-chave para a compreensão.(Fonte: Pró letramento)
Nesta sequência você encontrará:
leitura e interpretação de história em quadrinhos;
onomatopeia;
trabalhando com os balões;
sinônimo e antônimo;
substantivo simples e composto;
Leitura e interpretação de história em quadrinhos
O que é onomatopeia?
Trabalhando os balões da história em quadrinhos...
Sinônimo e antônimo 
Substantivos simples e composto

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