Considerada a capacidade de
se refletir explicitamente sobre a estrutura sonora da palavra, tal
consciência se refere a segmentos no nível de palavras, rimas,
aliterações, sílabas e fonemas.
Níveis da consciência fonológica:
➤Noção de palavra (capacidade de segmentar a frase em palavras, organizá-las e dar-lhe sentido);
➤Noção de rima (capacidade de identificar rimas);
➤Aliteração (capacidade de identificar ou repetir a sílaba ou fonema no início da palavra);
➤Consciência silábica (capacidade de segmentar palavras em sílabas, a criança tem de identificar e discriminar as sílabas);
➤Consciência fonêmica (capacidade de manipular e isolar os fonemas que compõem a palavra).
A consciência fonológica pode ser entendida como um conjunto de habilidades que vão desde a simples percepção global do tamanho da palavra e de semelhanças fonológicas entre as palavras até a segmentação e manipulação de sílabas e fonemas. (Bryant & Bradley, 1985).
➤Consciência fonêmica (capacidade de manipular e isolar os fonemas que compõem a palavra).
A consciência fonológica pode ser entendida como um conjunto de habilidades que vão desde a simples percepção global do tamanho da palavra e de semelhanças fonológicas entre as palavras até a segmentação e manipulação de sílabas e fonemas. (Bryant & Bradley, 1985).
Nestas atividades
educativas, os alunos deverão verificar as sílabas iniciais ou finais
dos desenhos, de acordo com os enunciados, que são os desenhos de
materiais escolares, volta às aulas, e circular o desenho que tem a
mesma sílaba final.
As atividades estão prontas para imprimir. No blog Mistura de Alegria, você vai encontrar diversas atividades de alfabetização.
Faça uma pesquisa do tema em questão na caixa de pesquisa que fica na barra lateral direita do blog.
Autoria das atividades: Adiléa Generoso
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