ATIVIDADES DE ALFABETIZAÇÃO - FORMAÇÃO DE PALAVRAS

São atividades educativas, com nomes de animais, brinquedos, frutas, transportes e outros objetos. São atividades de formação de palavras que podem ser trabalhadas com alunos do 1º ano, alunos com baixo desempenho, para casa, etc.



atividades de alfabetização - formação de palavras

A alfabetização consiste no aprendizado do alfabeto e de sua utilização como código de comunicação, e apropriação do sistema de escrita, e pressupõe a compreensão do princípio alfabético, indispensável ao domínio da leitura e escrita.

A importância do processo de leitura e escrita. O processo de alfabetização inicia-se desde cedo desde os primeiros contatos da criança com o mundo. É um processo contínuo, permanente, que se alarga à medida em que a criança se lança no contexto sociocultural, adquirindo conhecimentos acerca do que a rodeia.
Pesquisas sobre a construção da língua escrita pela criança mostram que , nesse processo, é preciso:

• Diferenciar desenhos/grafismos (símbolos) de grafemas/letras
(signos);
• Desenvolver a capacidade de reconhecimento global de palavras (que chamamos de leitura “incidental”, como é o caso da leitura de logomarcas em rótulos), que será depois responsável pela fluência na leitura;
• Construir o conhecimento do alfabeto da língua em questão;
• Perceber quais sons se deve representar na escrita e como;
• Construir a relação fonema-grafema: a percepção de que as letras estão representando certos sons da fala em contextos precisos;
• Perceber a sílaba em sua variedade como contexto fonológico
desta representação;
• Compreender o modo de relação entre fonemas e grafemas, em uma língua específica.

Estas atividades estão de acordo com a BNCC e tem como habilidades propostas:

- (EF01LP04) Distinguir as letras do alfabeto de outros sinais gráficos.
- (EF01LP05) Reconhecer o sistema de escrita alfabética como representação dos sons da fala.


atividades de alfabetização, formação de palavras              atividades de alfabetização, formação de palavras

atividades de alfabetização, formação de palavras              atividades de alfabetização, formação de palavras

atividades de alfabetização, formação de palavras               atividades de alfabetização, formação de palavras

atividades de alfabetização, formação de palavras               atividades de alfabetização, formação de palavras

atividades de alfabetização, formação de palavras               atividades de alfabetização, formação de palavras

atividades de alfabetização, formação de palavras              atividades de alfabetização, formação de palavras

atividades de alfabetização, formação de palavras              atividades de alfabetização, formação de palavras

               Autoria das atividades : Adiléa Generoso
São atividades educativas, com nomes de animais, brinquedos, frutas, transportes e outros objetos. São atividades de formação de palavras que podem ser trabalhadas com alunos do 1º ano, alunos com baixo desempenho, para casa, etc.



atividades de alfabetização - formação de palavras

A alfabetização consiste no aprendizado do alfabeto e de sua utilização como código de comunicação, e apropriação do sistema de escrita, e pressupõe a compreensão do princípio alfabético, indispensável ao domínio da leitura e escrita.

A importância do processo de leitura e escrita. O processo de alfabetização inicia-se desde cedo desde os primeiros contatos da criança com o mundo. É um processo contínuo, permanente, que se alarga à medida em que a criança se lança no contexto sociocultural, adquirindo conhecimentos acerca do que a rodeia.
Pesquisas sobre a construção da língua escrita pela criança mostram que , nesse processo, é preciso:

• Diferenciar desenhos/grafismos (símbolos) de grafemas/letras
(signos);
• Desenvolver a capacidade de reconhecimento global de palavras (que chamamos de leitura “incidental”, como é o caso da leitura de logomarcas em rótulos), que será depois responsável pela fluência na leitura;
• Construir o conhecimento do alfabeto da língua em questão;
• Perceber quais sons se deve representar na escrita e como;
• Construir a relação fonema-grafema: a percepção de que as letras estão representando certos sons da fala em contextos precisos;
• Perceber a sílaba em sua variedade como contexto fonológico
desta representação;
• Compreender o modo de relação entre fonemas e grafemas, em uma língua específica.

Estas atividades estão de acordo com a BNCC e tem como habilidades propostas:

- (EF01LP04) Distinguir as letras do alfabeto de outros sinais gráficos.
- (EF01LP05) Reconhecer o sistema de escrita alfabética como representação dos sons da fala.


atividades de alfabetização, formação de palavras              atividades de alfabetização, formação de palavras

atividades de alfabetização, formação de palavras              atividades de alfabetização, formação de palavras

atividades de alfabetização, formação de palavras               atividades de alfabetização, formação de palavras

atividades de alfabetização, formação de palavras               atividades de alfabetização, formação de palavras

atividades de alfabetização, formação de palavras               atividades de alfabetização, formação de palavras

atividades de alfabetização, formação de palavras              atividades de alfabetização, formação de palavras

atividades de alfabetização, formação de palavras              atividades de alfabetização, formação de palavras

               Autoria das atividades : Adiléa Generoso

Nenhum comentário:

Postar um comentário