A alfabetização consiste no aprendizado do alfabeto e de sua utilização como código de comunicação, e apropriação do sistema de escrita, e pressupõe a compreensão do princípio alfabético, indispensável ao domínio da leitura e escrita.
A importância do processo de leitura e escrita. O processo de alfabetização inicia-se desde cedo desde os primeiros contatos da criança com o mundo. É um processo contínuo, permanente, que se alarga à medida em que a criança se lança no contexto sociocultural, adquirindo conhecimentos acerca do que a rodeia.
Pesquisas sobre a construção da língua escrita pela criança mostram que , nesse processo, é preciso:
• Diferenciar desenhos/grafismos (símbolos) de grafemas/letras
(signos);
• Desenvolver a capacidade de reconhecimento global de palavras (que chamamos de leitura “incidental”, como é o caso da leitura de logomarcas em rótulos), que será depois responsável pela fluência na leitura;
• Construir o conhecimento do alfabeto da língua em questão;
• Perceber quais sons se deve representar na escrita e como;
• Construir a relação fonema-grafema: a percepção de que as letras estão representando certos sons da fala em contextos precisos;
• Perceber a sílaba em sua variedade como contexto fonológico
desta representação;
• Compreender o modo de relação entre fonemas e grafemas, em uma língua específica.
Estas atividades estão de acordo com a BNCC e tem como habilidades propostas:
- (EF01LP04) Distinguir as letras do alfabeto de outros sinais gráficos.
- (EF01LP05) Reconhecer o sistema de escrita alfabética como representação dos sons da fala.
Autoria das atividades : Adiléa Generoso
São atividades educativas, com nomes de animais, brinquedos, frutas, transportes e outros objetos. São atividades de formação de palavras que podem ser trabalhadas com alunos do 1º ano, alunos com baixo desempenho, para casa, etc.
A alfabetização consiste no aprendizado do alfabeto e de sua utilização como código de comunicação, e apropriação do sistema de escrita, e pressupõe a compreensão do princípio alfabético, indispensável ao domínio da leitura e escrita.
A importância do processo de leitura e escrita. O processo de alfabetização inicia-se desde cedo desde os primeiros contatos da criança com o mundo. É um processo contínuo, permanente, que se alarga à medida em que a criança se lança no contexto sociocultural, adquirindo conhecimentos acerca do que a rodeia.
• Diferenciar desenhos/grafismos (símbolos) de grafemas/letras
Estas atividades estão de acordo com a BNCC e tem como habilidades propostas:
Autoria das atividades : Adiléa Generoso
A alfabetização consiste no aprendizado do alfabeto e de sua utilização como código de comunicação, e apropriação do sistema de escrita, e pressupõe a compreensão do princípio alfabético, indispensável ao domínio da leitura e escrita.
A importância do processo de leitura e escrita. O processo de alfabetização inicia-se desde cedo desde os primeiros contatos da criança com o mundo. É um processo contínuo, permanente, que se alarga à medida em que a criança se lança no contexto sociocultural, adquirindo conhecimentos acerca do que a rodeia.
Pesquisas sobre a construção da língua escrita pela criança mostram que , nesse processo, é preciso:
• Diferenciar desenhos/grafismos (símbolos) de grafemas/letras
(signos);
• Desenvolver a capacidade de reconhecimento global de palavras (que chamamos de leitura “incidental”, como é o caso da leitura de logomarcas em rótulos), que será depois responsável pela fluência na leitura;
• Construir o conhecimento do alfabeto da língua em questão;
• Perceber quais sons se deve representar na escrita e como;
• Construir a relação fonema-grafema: a percepção de que as letras estão representando certos sons da fala em contextos precisos;
• Perceber a sílaba em sua variedade como contexto fonológico
desta representação;
• Compreender o modo de relação entre fonemas e grafemas, em uma língua específica.
Estas atividades estão de acordo com a BNCC e tem como habilidades propostas:
- (EF01LP04) Distinguir as letras do alfabeto de outros sinais gráficos.
- (EF01LP05) Reconhecer o sistema de escrita alfabética como representação dos sons da fala.
Autoria das atividades : Adiléa Generoso
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