Existe uma diferença entre a alfabetização e o letramento.
A alfabetização é o processo de aprendizagem onde se desenvolve a habilidade de ler e escrever, já o letramento desenvolve o uso competente da leitura e da escrita nas práticas sociais.A alfabetização é o processo de ensino e aprendizagem de um sistema linguístico e da forma como usá-lo para se comunicar com a sociedade.
O letramento é o estado que um indivíduo ou grupo social alcança depois de se familiarizar com a escrita e a leitura, possuindo uma maior experiência para desenvolver as práticas do seu uso nos mais diversos contextos sociais.
Com estas atividades os alunos deverão pintar as faixas de acordo com os desenhos, símbolos, sinais de trânsito e logomarcas que fazem parte do cotidiano deles. Ditado de palavras ou seja ditado pintado.
A alfabetização é o processo de aprendizagem onde se desenvolve a habilidade de ler e escrever, já o letramento desenvolve o uso competente da leitura e da escrita nas práticas sociais.A alfabetização é o processo de ensino e aprendizagem de um sistema linguístico e da forma como usá-lo para se comunicar com a sociedade.
O letramento é o estado que um indivíduo ou grupo social alcança depois de se familiarizar com a escrita e a leitura, possuindo uma maior experiência para desenvolver as práticas do seu uso nos mais diversos contextos sociais.
Com estas atividades os alunos deverão pintar as faixas de acordo com os desenhos, símbolos, sinais de trânsito e logomarcas que fazem parte do cotidiano deles. Ditado de palavras ou seja ditado pintado.
O objetivo geral destas atividades são:
➤Conhecer e valorizar a cultura escrita na vida cotidiana: sua circulação e uso social.
Os objetivos específicos são:
➤Utilizar os modos de
produção e circulação da escrita na sociedade , ampliando a sua
familiaridade com o sistema da escrita e sua compreensão do porquê e
para que a escrita é utilizada em nossa sociedade.
➤ Contribuir para que o
aluno tenha oportunidades de acesso, explorando e sistematizando
conhecimentos que orientam a leitura e a escrita no sistema alfabético.
Com estas atividades o
professor(a) poderá criar um projeto com o uso de embalagens dentro de
sala de aula. Os alunos vão levar diversas embalagens que fazem parte do
contexto deles. Poderão fazer pesquisa de campo, para observarem as
escritas existentes no trajeto da casa deles até a escola.
Em sala de aula o professor vai classificar as embalagens de alimentos, higiene, limpeza, medicamentos, etc...
Façam um supermercado e trabalhem com o sistema monetário. Para concluir o projeto, façam uma feira com objetos reciclados.
Para realizar estas
atividades, o aluno precisa ter um conhecimento prévio da circulação da
escrita na sociedade, para que ele possa relacionar os desenhos com os
seus significados. Mas nada impede que o professor dê a sua ajuda.
Autoria das atividades: Adiléa Generoso
Existe uma diferença entre a alfabetização e o letramento.
A alfabetização é o processo de aprendizagem onde se desenvolve a habilidade de ler e escrever, já o letramento desenvolve o uso competente da leitura e da escrita nas práticas sociais.A alfabetização é o processo de ensino e aprendizagem de um sistema linguístico e da forma como usá-lo para se comunicar com a sociedade.
O letramento é o estado que um indivíduo ou grupo social alcança depois de se familiarizar com a escrita e a leitura, possuindo uma maior experiência para desenvolver as práticas do seu uso nos mais diversos contextos sociais.
Com estas atividades os alunos deverão pintar as faixas de acordo com os desenhos, símbolos, sinais de trânsito e logomarcas que fazem parte do cotidiano deles. Ditado de palavras ou seja ditado pintado.
A alfabetização é o processo de aprendizagem onde se desenvolve a habilidade de ler e escrever, já o letramento desenvolve o uso competente da leitura e da escrita nas práticas sociais.A alfabetização é o processo de ensino e aprendizagem de um sistema linguístico e da forma como usá-lo para se comunicar com a sociedade.
O letramento é o estado que um indivíduo ou grupo social alcança depois de se familiarizar com a escrita e a leitura, possuindo uma maior experiência para desenvolver as práticas do seu uso nos mais diversos contextos sociais.
Com estas atividades os alunos deverão pintar as faixas de acordo com os desenhos, símbolos, sinais de trânsito e logomarcas que fazem parte do cotidiano deles. Ditado de palavras ou seja ditado pintado.
O objetivo geral destas atividades são:
➤Conhecer e valorizar a cultura escrita na vida cotidiana: sua circulação e uso social.
Os objetivos específicos são:
➤Utilizar os modos de
produção e circulação da escrita na sociedade , ampliando a sua
familiaridade com o sistema da escrita e sua compreensão do porquê e
para que a escrita é utilizada em nossa sociedade.
➤ Contribuir para que o
aluno tenha oportunidades de acesso, explorando e sistematizando
conhecimentos que orientam a leitura e a escrita no sistema alfabético.
Com estas atividades o
professor(a) poderá criar um projeto com o uso de embalagens dentro de
sala de aula. Os alunos vão levar diversas embalagens que fazem parte do
contexto deles. Poderão fazer pesquisa de campo, para observarem as
escritas existentes no trajeto da casa deles até a escola.
Em sala de aula o professor vai classificar as embalagens de alimentos, higiene, limpeza, medicamentos, etc...
Façam um supermercado e trabalhem com o sistema monetário. Para concluir o projeto, façam uma feira com objetos reciclados.
Para realizar estas
atividades, o aluno precisa ter um conhecimento prévio da circulação da
escrita na sociedade, para que ele possa relacionar os desenhos com os
seus significados. Mas nada impede que o professor dê a sua ajuda.
Autoria das atividades: Adiléa Generoso
Nenhum comentário:
Postar um comentário