RELATÓRIO EJA


Porto Velho, 22 de dezembro de 2019

          Relato de experiência sobre o trabalho na sala multisseriado

      Iniciei meu trabalho como professora na sala multisseriado na Educação de jovens e adultos com alunos surdos e ouvintes na Escola Estadual 23 de Março de 2015 a 2019 com series iniciais.

Lecionar na EJA foi uma experiência simplesmente enriquecedora. Faz-nos refletir constantemente sobre a nossa prática docente e nos leva a entender como a educação é uma transformadora da realidade que nos cerca.

  De início a idéia era ensinar procedimentos de leitura e escrita, conteúdos fundamentais,  as turmas foram divididas  por série mas com alguns meses percebi que trabalhar com a turma inteira em conjunto me ajudaria desenvolver  agrupamentos positivos, aproveitando a diversidade de saberes a favor das aprendizagens  dosondo os desafios de acordo com as habilidades das diferentes faixas etárias e com isso todos aprenderam o que precisavam. Tenho a convicção de que é na interação que todos aprendem de fato,

        Os perfis dos alunos da EJA da rede pública são na maioria trabalhadores , desempregados, dona de casa,  jovens,  idosos, portadores de deficiências especiais. São alunos com suas diferenças culturais, etnias, religião, crença.

      Como esse educando já vem com uma experiência de vida, o professor deve levar em conta essa bagagem ao preparar seu conteúdo devido cada um dos seus educando ter a sua peculiaridade.  Ao voltar  á sala de aula, ele faz  buscas além do conteúdo, buscando também mecanismos que promovam um desenvolvimento pessoal, ou seja, o aluno jovem e adulto encontra-se muitas vezes aberto a novas descobertas. Torna-se evidente que o papel da escola esta além do ensino das matérias tradicionais.

    As aprendizagens são lentas e cada aluno tem um ritmo diferente, pois a dificuldade nesta fase é maior, as desistências são muitas e o desânimo dos alunos é grande, pois a falta de auto estima faz com que desistam do ensino, muitos problemas são familiares e rotinas domésticas fazem parte dessas pessoas, sendo o trabalho junto à professora incentivar esses alunos e auxiliar no processo de aprendizagem.


Porto Velho, 22 de dezembro de 2019

          Relato de experiência sobre o trabalho na sala multisseriado

      Iniciei meu trabalho como professora na sala multisseriado na Educação de jovens e adultos com alunos surdos e ouvintes na Escola Estadual 23 de Março de 2015 a 2019 com series iniciais.

Lecionar na EJA foi uma experiência simplesmente enriquecedora. Faz-nos refletir constantemente sobre a nossa prática docente e nos leva a entender como a educação é uma transformadora da realidade que nos cerca.

  De início a idéia era ensinar procedimentos de leitura e escrita, conteúdos fundamentais,  as turmas foram divididas  por série mas com alguns meses percebi que trabalhar com a turma inteira em conjunto me ajudaria desenvolver  agrupamentos positivos, aproveitando a diversidade de saberes a favor das aprendizagens  dosondo os desafios de acordo com as habilidades das diferentes faixas etárias e com isso todos aprenderam o que precisavam. Tenho a convicção de que é na interação que todos aprendem de fato,

        Os perfis dos alunos da EJA da rede pública são na maioria trabalhadores , desempregados, dona de casa,  jovens,  idosos, portadores de deficiências especiais. São alunos com suas diferenças culturais, etnias, religião, crença.

      Como esse educando já vem com uma experiência de vida, o professor deve levar em conta essa bagagem ao preparar seu conteúdo devido cada um dos seus educando ter a sua peculiaridade.  Ao voltar  á sala de aula, ele faz  buscas além do conteúdo, buscando também mecanismos que promovam um desenvolvimento pessoal, ou seja, o aluno jovem e adulto encontra-se muitas vezes aberto a novas descobertas. Torna-se evidente que o papel da escola esta além do ensino das matérias tradicionais.

    As aprendizagens são lentas e cada aluno tem um ritmo diferente, pois a dificuldade nesta fase é maior, as desistências são muitas e o desânimo dos alunos é grande, pois a falta de auto estima faz com que desistam do ensino, muitos problemas são familiares e rotinas domésticas fazem parte dessas pessoas, sendo o trabalho junto à professora incentivar esses alunos e auxiliar no processo de aprendizagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário