Porto Velho, 22 de dezembro de 2019
Relato de experiência sobre o trabalho na
sala multisseriado
Iniciei meu trabalho como
professora na sala multisseriado na Educação de jovens e adultos com alunos
surdos e ouvintes na Escola Estadual 23 de Março de 2015 a 2019 com series
iniciais.
Lecionar
na EJA foi uma experiência simplesmente enriquecedora. Faz-nos refletir
constantemente sobre a nossa prática docente e nos leva a entender como a
educação é uma transformadora da realidade que nos cerca.
De
início a
idéia era ensinar procedimentos de leitura e escrita, conteúdos
fundamentais, as turmas foram
divididas por série mas com alguns meses
percebi que trabalhar com a turma inteira em conjunto me ajudaria desenvolver agrupamentos positivos, aproveitando a
diversidade de saberes a favor das aprendizagens dosondo os desafios de acordo com as
habilidades das diferentes faixas etárias e com isso todos aprenderam o que
precisavam. Tenho a convicção de que é na interação que todos aprendem de fato,
Os perfis dos alunos da EJA da rede
pública são na maioria trabalhadores , desempregados, dona de casa, jovens, idosos, portadores de deficiências especiais.
São alunos com suas diferenças culturais, etnias, religião, crença.
Como esse educando já vem com uma
experiência de vida, o professor deve levar em conta essa bagagem ao preparar
seu conteúdo devido cada um dos seus educando ter a sua peculiaridade. Ao voltar á sala de aula, ele faz buscas além do conteúdo, buscando também
mecanismos que promovam um desenvolvimento pessoal, ou seja, o aluno jovem e
adulto encontra-se muitas vezes aberto a novas descobertas. Torna-se evidente
que o papel da escola esta além do ensino das matérias tradicionais.
As aprendizagens são lentas e cada aluno
tem um ritmo diferente, pois a dificuldade nesta fase é maior, as desistências
são muitas e o desânimo dos alunos é grande, pois a falta de auto estima faz
com que desistam do ensino, muitos problemas são familiares e rotinas
domésticas fazem parte dessas pessoas, sendo o trabalho junto à professora
incentivar esses alunos e auxiliar no processo de aprendizagem.
Porto Velho, 22 de dezembro de 2019
Relato de experiência sobre o trabalho na
sala multisseriado
Iniciei meu trabalho como
professora na sala multisseriado na Educação de jovens e adultos com alunos
surdos e ouvintes na Escola Estadual 23 de Março de 2015 a 2019 com series
iniciais.
Lecionar
na EJA foi uma experiência simplesmente enriquecedora. Faz-nos refletir
constantemente sobre a nossa prática docente e nos leva a entender como a
educação é uma transformadora da realidade que nos cerca.
De
início a
idéia era ensinar procedimentos de leitura e escrita, conteúdos
fundamentais, as turmas foram
divididas por série mas com alguns meses
percebi que trabalhar com a turma inteira em conjunto me ajudaria desenvolver agrupamentos positivos, aproveitando a
diversidade de saberes a favor das aprendizagens dosondo os desafios de acordo com as
habilidades das diferentes faixas etárias e com isso todos aprenderam o que
precisavam. Tenho a convicção de que é na interação que todos aprendem de fato,
Os perfis dos alunos da EJA da rede
pública são na maioria trabalhadores , desempregados, dona de casa, jovens, idosos, portadores de deficiências especiais.
São alunos com suas diferenças culturais, etnias, religião, crença.
Como esse educando já vem com uma
experiência de vida, o professor deve levar em conta essa bagagem ao preparar
seu conteúdo devido cada um dos seus educando ter a sua peculiaridade. Ao voltar á sala de aula, ele faz buscas além do conteúdo, buscando também
mecanismos que promovam um desenvolvimento pessoal, ou seja, o aluno jovem e
adulto encontra-se muitas vezes aberto a novas descobertas. Torna-se evidente
que o papel da escola esta além do ensino das matérias tradicionais.
As aprendizagens são lentas e cada aluno
tem um ritmo diferente, pois a dificuldade nesta fase é maior, as desistências
são muitas e o desânimo dos alunos é grande, pois a falta de auto estima faz
com que desistam do ensino, muitos problemas são familiares e rotinas
domésticas fazem parte dessas pessoas, sendo o trabalho junto à professora
incentivar esses alunos e auxiliar no processo de aprendizagem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário