Projeto: Trabalhando o dia e a noite - Literatura infantil Projeto: Trabalhando com o livro infantil Livro: “O dia e a noite” Mary França e Eduardo França Atividade: - Representar o “dia” e a “noite” através da pintura, recorte e colagem. Objetivos: - Entender os movimentos da terra: rotação e translação e o que eles provocam na terra, nos planetas, nas pessoas, animais, vegetação, etc. - Refletir sobre a importância do dia na realização de todas as atividades que nos propomos e da noite para que nosso corpo possa descansar e recarregar as energias para o dia seguinte. - Desenvolver o gosto pela leitura. Pintura em tela Material: tela para pintura ou Ecotela, tinta acrílica, pincel, cola branca, papel sulfite, crystal cola e vazadores em formato de estrelas e flores. Modo de fazer: a) Escolha o que vai pintar: o dia ou a noite. b) Com as tintas acrílicas pinte chão e céu com as cores que representem a fase do dia que você escolheu. Utilize a técnica das batidinhas sobre a tela (pintura chapiscada). c) Com os cortadores de papel, corte florzinhas de dois ou três tamanhos (muitas) e cole sobre o gramado. Com crystal cola faça os miolinhos. d) Com Crystal cola faça o sol, se estiver representando o dia. e) Corte estrelinhas e cole no céu se estiver representando a noite. Recorte uma lua e cole também. Conteúdos trabalhados: - Movimentos da terra e suas conseqüências (ciências). - Leitura e escrita (língua portuguesa) - Cores, proporção, harmonia, profundidade, etc. (arte) Técnicas trabalhadas: - Pintura chapiscada com textura. - Técnica de recorte e colagem. Encaminhamento do trabalho: I – Início – Converse com as crianças sobre o dia e a noite. O que fazemos durante o dia? E durante a noite? Fale sobre a importância do dia e da noite pra todos nós. - Pergunte aos alunos se eles sabem o que acontece com a terra para que tenhamos o dia e a noite. – Explique sobre os movimentos de rotação e translação que ocorrem com a terra e as mudanças que acontecem com a terra, os planetas e os seres humanos em função disso. - Mostre às crianças o livro de Mary França – “Dia e noite” e converse sobre a mensagem que ele passa: “De dia eu brinco e de noite eu sonho um sonho deste tamanho! O que preferir; o dia ou a noite?” II – Proponha que cada aluno pinte sua tela com o dia e a noite ou metade da classe pinta o dia e a outra metade a noite. III – Junte as produções artísticas dos alunos e converse sobre os conteúdos que aprenderam desde o início da atividade.

Projeto: Trabalhando o dia e a noite - Literatura infantil


Projeto: Trabalhando com o livro infantil
Livro: “O dia e a noite” Mary França e Eduardo França









Atividade:
- Representar o “dia” e a “noite” através da pintura, recorte e colagem.
Objetivos: 
- Entender os movimentos da terra: rotação e translação e o que eles provocam na terra, nos planetas, nas pessoas, animais, vegetação, etc.
- Refletir sobre a importância do dia na realização de todas as atividades que nos propomos e da noite para que nosso corpo possa descansar e recarregar as energias para o dia seguinte. 
- Desenvolver o gosto pela leitura. 
Pintura em tela



Material: tela para pintura ou Ecotela, tinta acrílica, pincel, cola branca, papel sulfite, crystal cola e vazadores em formato de estrelas e flores.
Modo de fazer:
a) Escolha o que vai pintar: o dia ou a noite.
b) Com as tintas acrílicas pinte chão e céu com as cores que representem a fase do dia que você escolheu. Utilize a técnica das batidinhas sobre a tela (pintura chapiscada). 
c) Com os cortadores de papel, corte florzinhas de dois ou três tamanhos (muitas) e cole sobre o gramado. Com crystal cola faça os miolinhos.
d) Com Crystal cola faça o sol, se estiver representando o dia.
e) Corte estrelinhas e cole no céu se estiver representando a noite. Recorte uma lua e cole também.
Conteúdos trabalhados: 
- Movimentos da terra e suas conseqüências (ciências).
- Leitura e escrita (língua portuguesa)
- Cores, proporção, harmonia, profundidade, etc. (arte)
Técnicas trabalhadas:
- Pintura chapiscada com textura.
- Técnica de recorte e colagem.
Encaminhamento do trabalho:
I – Início – Converse com as crianças sobre o dia e a noite. 
O que fazemos durante o dia? E durante a noite? Fale sobre a importância do dia e da noite pra todos nós.
- Pergunte aos alunos se eles sabem o que acontece com a terra para que tenhamos o dia e a noite.
– Explique sobre os movimentos de rotação e translação que ocorrem com a terra e as mudanças que acontecem com a terra, os planetas e os seres humanos em função disso.
- Mostre às crianças o livro de Mary França – “Dia e noite” e converse sobre a mensagem que ele passa: “De dia eu brinco e de noite eu sonho um sonho deste tamanho! O que preferir; o dia ou a noite?”
II – Proponha que cada aluno pinte sua tela com o dia e a noite ou metade da classe pinta o dia e a outra metade a noite.
III – Junte as produções artísticas dos alunos e converse sobre os conteúdos que aprenderam desde o início da atividade.





Projeto: Trabalhando o dia e a noite - Literatura infantil


Projeto: Trabalhando com o livro infantil
Livro: “O dia e a noite” Mary França e Eduardo França









Atividade:
- Representar o “dia” e a “noite” através da pintura, recorte e colagem.
Objetivos: 
- Entender os movimentos da terra: rotação e translação e o que eles provocam na terra, nos planetas, nas pessoas, animais, vegetação, etc.
- Refletir sobre a importância do dia na realização de todas as atividades que nos propomos e da noite para que nosso corpo possa descansar e recarregar as energias para o dia seguinte. 
- Desenvolver o gosto pela leitura. 
Pintura em tela



Material: tela para pintura ou Ecotela, tinta acrílica, pincel, cola branca, papel sulfite, crystal cola e vazadores em formato de estrelas e flores.
Modo de fazer:
a) Escolha o que vai pintar: o dia ou a noite.
b) Com as tintas acrílicas pinte chão e céu com as cores que representem a fase do dia que você escolheu. Utilize a técnica das batidinhas sobre a tela (pintura chapiscada). 
c) Com os cortadores de papel, corte florzinhas de dois ou três tamanhos (muitas) e cole sobre o gramado. Com crystal cola faça os miolinhos.
d) Com Crystal cola faça o sol, se estiver representando o dia.
e) Corte estrelinhas e cole no céu se estiver representando a noite. Recorte uma lua e cole também.
Conteúdos trabalhados: 
- Movimentos da terra e suas conseqüências (ciências).
- Leitura e escrita (língua portuguesa)
- Cores, proporção, harmonia, profundidade, etc. (arte)
Técnicas trabalhadas:
- Pintura chapiscada com textura.
- Técnica de recorte e colagem.
Encaminhamento do trabalho:
I – Início – Converse com as crianças sobre o dia e a noite. 
O que fazemos durante o dia? E durante a noite? Fale sobre a importância do dia e da noite pra todos nós.
- Pergunte aos alunos se eles sabem o que acontece com a terra para que tenhamos o dia e a noite.
– Explique sobre os movimentos de rotação e translação que ocorrem com a terra e as mudanças que acontecem com a terra, os planetas e os seres humanos em função disso.
- Mostre às crianças o livro de Mary França – “Dia e noite” e converse sobre a mensagem que ele passa: “De dia eu brinco e de noite eu sonho um sonho deste tamanho! O que preferir; o dia ou a noite?”
II – Proponha que cada aluno pinte sua tela com o dia e a noite ou metade da classe pinta o dia e a outra metade a noite.
III – Junte as produções artísticas dos alunos e converse sobre os conteúdos que aprenderam desde o início da atividade.






Nenhum comentário:

Postar um comentário