Projeto: Trabalhando o dia e a noite - Literatura infantil
Projeto: Trabalhando com o livro infantil
Livro: “O dia e a noite” Mary França e Eduardo França
Atividade:
- Representar o “dia” e a “noite” através da pintura, recorte e colagem.
Objetivos:
- Entender os movimentos da terra: rotação e translação e o que eles
provocam na terra, nos planetas, nas pessoas, animais, vegetação, etc.
- Refletir sobre a importância do dia na realização de todas as
atividades que nos propomos e da noite para que nosso corpo possa
descansar e recarregar as energias para o dia seguinte.
- Desenvolver o gosto pela leitura.
Pintura em tela
Material: tela para pintura ou Ecotela, tinta acrílica, pincel, cola
branca, papel sulfite, crystal cola e vazadores em formato de estrelas e
flores.
Modo de fazer:
a) Escolha o que vai pintar: o dia ou a noite.
b) Com as tintas acrílicas pinte chão e céu com as cores que representem
a fase do dia que você escolheu. Utilize a técnica das batidinhas sobre
a tela (pintura chapiscada).
c) Com os cortadores de papel, corte florzinhas de dois ou três tamanhos
(muitas) e cole sobre o gramado. Com crystal cola faça os miolinhos.
d) Com Crystal cola faça o sol, se estiver representando o dia.
e) Corte estrelinhas e cole no céu se estiver representando a noite. Recorte uma lua e cole também.
Conteúdos trabalhados:
- Movimentos da terra e suas conseqüências (ciências).
- Leitura e escrita (língua portuguesa)
- Cores, proporção, harmonia, profundidade, etc. (arte)
Técnicas trabalhadas:
- Pintura chapiscada com textura.
- Técnica de recorte e colagem.
Encaminhamento do trabalho:
I – Início – Converse com as crianças sobre o dia e a noite.
O que fazemos durante o dia? E durante a noite? Fale sobre a importância do dia e da noite pra todos nós.
- Pergunte aos alunos se eles sabem o que acontece com a terra para que tenhamos o dia e a noite.
– Explique sobre os movimentos de rotação e translação que ocorrem com a
terra e as mudanças que acontecem com a terra, os planetas e os seres
humanos em função disso.
- Mostre às crianças o livro de Mary França – “Dia e noite” e converse
sobre a mensagem que ele passa: “De dia eu brinco e de noite eu sonho um
sonho deste tamanho! O que preferir; o dia ou a noite?”
II – Proponha que cada aluno pinte sua tela com o dia e a noite ou metade da classe pinta o dia e a outra metade a noite.
III – Junte as produções artísticas dos alunos e converse sobre os conteúdos que aprenderam desde o início da atividade.
Projeto: Trabalhando o dia e a noite - Literatura infantil
Projeto: Trabalhando com o livro infantil
Livro: “O dia e a noite” Mary França e Eduardo França
Atividade:
- Representar o “dia” e a “noite” através da pintura, recorte e colagem.
Objetivos:
- Entender os movimentos da terra: rotação e translação e o que eles
provocam na terra, nos planetas, nas pessoas, animais, vegetação, etc.
- Refletir sobre a importância do dia na realização de todas as
atividades que nos propomos e da noite para que nosso corpo possa
descansar e recarregar as energias para o dia seguinte.
- Desenvolver o gosto pela leitura.
Pintura em tela
Material: tela para pintura ou Ecotela, tinta acrílica, pincel, cola
branca, papel sulfite, crystal cola e vazadores em formato de estrelas e
flores.
Modo de fazer:
a) Escolha o que vai pintar: o dia ou a noite.
b) Com as tintas acrílicas pinte chão e céu com as cores que representem
a fase do dia que você escolheu. Utilize a técnica das batidinhas sobre
a tela (pintura chapiscada).
c) Com os cortadores de papel, corte florzinhas de dois ou três tamanhos
(muitas) e cole sobre o gramado. Com crystal cola faça os miolinhos.
d) Com Crystal cola faça o sol, se estiver representando o dia.
e) Corte estrelinhas e cole no céu se estiver representando a noite. Recorte uma lua e cole também.
Conteúdos trabalhados:
- Movimentos da terra e suas conseqüências (ciências).
- Leitura e escrita (língua portuguesa)
- Cores, proporção, harmonia, profundidade, etc. (arte)
Técnicas trabalhadas:
- Pintura chapiscada com textura.
- Técnica de recorte e colagem.
Encaminhamento do trabalho:
I – Início – Converse com as crianças sobre o dia e a noite.
O que fazemos durante o dia? E durante a noite? Fale sobre a importância do dia e da noite pra todos nós.
- Pergunte aos alunos se eles sabem o que acontece com a terra para que tenhamos o dia e a noite.
– Explique sobre os movimentos de rotação e translação que ocorrem com a
terra e as mudanças que acontecem com a terra, os planetas e os seres
humanos em função disso.
- Mostre às crianças o livro de Mary França – “Dia e noite” e converse
sobre a mensagem que ele passa: “De dia eu brinco e de noite eu sonho um
sonho deste tamanho! O que preferir; o dia ou a noite?”
II – Proponha que cada aluno pinte sua tela com o dia e a noite ou metade da classe pinta o dia e a outra metade a noite.
III – Junte as produções artísticas dos alunos e converse sobre os conteúdos que aprenderam desde o início da atividade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário