ALFABETIZAR COM RÓTULOS E EMBALAGENS
Os rótulos e embalagens são portadores de textos que cumprem a função de
informar, veiculando textos escritos curtos com imagens. Ser capaz de
compreender esses textos é fundamental para o exercício da cidadania e,
se bem trabalhados na alfabetização podem trazer contribuições
importantes também para os avanços dos alunos no processo de aquisição
da leitura e escrita. Sendo assim, essa coleção é composta por 15 aulas
que têm por objetivo agrupar conteúdos sobre esse gênero textual, bem
como apresentar as contribuições que o gênero oferece ao desenvolvimento
cognitivo e social. As 3 primeiras aulas introduzem o trabalho com
rótulos através de atividades que exploram a embalagem retirando as
informações nela contidas. A aula 4 explica as principais diferenças
entre rótulo e logotipo e a função de cada um. A aula 5 apresenta
atividades que envolvem a leitura e a escrita a partir do trabalho com
os rótulos e o alfabeto, utilizando também a informática para realizar
jogos com marcas e rótulos. A coleção apresenta das aulas 6 a 11
diversas maneiras de trabalhar o gênero na sala de aula como produção
textual, função dos rótulos, lista de produtos a partir de encartes e
classificação dos mesmos quanto a sua utilidade. Com as aulas de 11 a 15
o aluno poderá ampliar seus conhecimentos sobre o gênero sendo
incentivado a criar rótulos, embalagens, logotipos e elaborar
propagandas a partir dos produtos criados.
Paulo Freire já dizia que a leitura do mundo precede a leitura da
palavra, sendo assim, é importante valorizar os conhecimentos e
experiências de vida dos alunos. Quando o ato educativo parte dos
conhecimentos prévios dos estudantes e os estimula, passa a ter sentido
real na vida deles.
Neste mundo capitalista, onde as pessoas são cada vez mais consumistas,
os produtos industrializados ganham espaço nos armários, e as crianças
veem desde pequenas latas, caixinhas potes e embalagens diversas ao seu
redor. Aprendem a reconhecer e identificar os produtos mais utilizados
em casa, e até mesmo alguns logotipos e marcas, conforme lhe são
apresentadas.
Na escola, se o(a) professor(a) perguntar o que mais gostam de beber,
poderá ouvir: água, leite, refrigerante, café, suco, achocolatado,
vitamina e etc. Mas é mais comum se ouvir: Coca, Pepsi, Fanta Laranja,
leite Ninho, Guaraviton, Todinho, Nescau e outros. Eles chamam os
produtos pelas marcas e as identificam, seja pelo desenho, pelo cor ou
pelas letras do rótulo.
A quantidade de marcas de produtos industrializados reconhecidas pelas
crianças pode assustar os nutricionistas, mas na escola este
conhecimento pode ser um aliado na educação. A partir dos rótulos de
produtos é possível se alfabetizar, praticar a matemática, estudar
geografia, fazer arte, produzir música, aprender culinária e até mesmo
obter orientações alimentares. Ou seja, a partir de produtos concretos,
com os quais os alunos têm acesso, é possível realizar atividades intra e
interdisciplinares. Veja:
Linguagem oral e escrita
Através da leitura de rótulos é possível comparar letras, sílabas e
palavras, com o próprio nome, com o nome do amigo ou com outras
palavras. Pode ser estimuladas trocas de sílabas das palavras do rótulo e
produção de textos com palavras-chaves.
Matemática
Outra proposta de atividade a ser desenvolvida com rótulos é a
brincadeira de mercadinho, onde as crianças podem comprar, vender ou
trocar os produtos, e assim aprender sobre moedas, notas e operações
matemáticas. Com os rótulos também é possível fazer jogos, como
quebra-cabeças e jogos de memória.
Natureza e sociedade
Trabalhos com rótulos e embalagens podem estimular o estudo sobre o
sistema capitalista, industrialização, economia , globalização, consumo
sustentável, reciclagem e meio ambiente ( leiaPreservação ambiental na
Educação Infantil)
Arte e música
Com os rótulos também é possível fazer arte com reciclagem de rótulos e
embalagens (Veja Dicas de reciclagens) e música com latas, latões,
potes, garrafas e caixas. ( Leia Show de educação ambiental)
Existem inúmeras possibilidades para utilização de rótulos e embalagens
na educação, basta usar a criatividade, mas é fundamental que o (a)
professor(a) aproveite a oportunidade para ensinar os alunos a terem um
olhar crítico sobre o consumo dos produtos industrializados, para que a
escola não se torne mais um meio disseminador do consumo desenfreado.
Por que ensinar a ler etiquetas e embalagens?
As etiquetas e embalagens são portadores de textos que cumprem a função
de informar. Dizem a composição do produto, que cuidados são exigidos
para seu funcionamento e manutenção, data de validade, modo de usar e de
armazenar o produto... Veiculam textos escritos curtos e utilizam
imagens. Ser capaz de compreender esses textos é fundamental para o
exercício da cidadania e, se bem utilizados na alfabetização, podem
trazer contribuições importantes também para os avanços dos alunos no
processo de aquisição de procedimentos de leitor da escrita verbal e
não-verbal.
Trabalhando com rótulos e embalagens:
* Esclareça que rótulo é um impresso afixado em recipíentes e embalagens
de produtos, apresentando informações sobre este produto, e contendo,
geralmente, a logomarca da empresa fabricante.
* Solicitar que as crianças juntem rótulos diversos e tragam para a sala de aula.
* Montar um mural com os rótulos, realizando diversas explorações.
* Pedir que escolham um rótulo:
- Colar o rótulo em uma folha de sulfite A4.
- Circular a logomarca no rótulo escolhido.
- Destacar a letra inicial da logomarca.
- Pintar as letras do rótulo que estão no seu nome.
- Contar o número de letras contidas na logomarca do rótulo e registrar por meio de desenhos e números.
- Ilustrar para que serve o produto que continha esse rótulo.
- Com ajuda da professora, localizar a data de fabricação do produto, a data de validade, o peso líquido.
- Questionar: Para quem este texto é escrito? Todas as palavras do
rótulo são escritas com o mesmo tipo de letra? Por que algumas palavras
são escritas com letras maiores?
* Ao trabalhar com rótulos, é necessário que o aluno perceba não só as
formas, as cores, os desenhos, mas também os nomes escritos: logomarca e
nome do produto, quantidade, peso, data de fabricação e validade, etc. É
importante questionar os alunos, perguntando para que servem todos os
escritos e desenhos: Só para enfeitar? Existe outra finalidade? Qual?
Por que precisamos ler o que está escrito? Chamar a atenção de que todas
as características apontadas no texto da embalagem têm a finalidade de
atrair a atenção dos consumidores para que comprem o produto.
* As embalagens, portanto, são portadoras de muitos textos e se
constituem em recurso de grande valia não só para gerar atividades de
leitura e de escrita, como para desenvolver o espírito crítico do aluno.
ATIVIDADES QUE PODEM SER DESENVOLVIDAS APÓS A EXPLORAÇÃO DOS RÓTULOS:
ALFABETIZAR COM RÓTULOS E EMBALAGENS
Os rótulos e embalagens são portadores de textos que cumprem a função de
informar, veiculando textos escritos curtos com imagens. Ser capaz de
compreender esses textos é fundamental para o exercício da cidadania e,
se bem trabalhados na alfabetização podem trazer contribuições
importantes também para os avanços dos alunos no processo de aquisição
da leitura e escrita. Sendo assim, essa coleção é composta por 15 aulas
que têm por objetivo agrupar conteúdos sobre esse gênero textual, bem
como apresentar as contribuições que o gênero oferece ao desenvolvimento
cognitivo e social. As 3 primeiras aulas introduzem o trabalho com
rótulos através de atividades que exploram a embalagem retirando as
informações nela contidas. A aula 4 explica as principais diferenças
entre rótulo e logotipo e a função de cada um. A aula 5 apresenta
atividades que envolvem a leitura e a escrita a partir do trabalho com
os rótulos e o alfabeto, utilizando também a informática para realizar
jogos com marcas e rótulos. A coleção apresenta das aulas 6 a 11
diversas maneiras de trabalhar o gênero na sala de aula como produção
textual, função dos rótulos, lista de produtos a partir de encartes e
classificação dos mesmos quanto a sua utilidade. Com as aulas de 11 a 15
o aluno poderá ampliar seus conhecimentos sobre o gênero sendo
incentivado a criar rótulos, embalagens, logotipos e elaborar
propagandas a partir dos produtos criados.
Paulo Freire já dizia que a leitura do mundo precede a leitura da
palavra, sendo assim, é importante valorizar os conhecimentos e
experiências de vida dos alunos. Quando o ato educativo parte dos
conhecimentos prévios dos estudantes e os estimula, passa a ter sentido
real na vida deles.
Neste mundo capitalista, onde as pessoas são cada vez mais consumistas,
os produtos industrializados ganham espaço nos armários, e as crianças
veem desde pequenas latas, caixinhas potes e embalagens diversas ao seu
redor. Aprendem a reconhecer e identificar os produtos mais utilizados
em casa, e até mesmo alguns logotipos e marcas, conforme lhe são
apresentadas.
Na escola, se o(a) professor(a) perguntar o que mais gostam de beber,
poderá ouvir: água, leite, refrigerante, café, suco, achocolatado,
vitamina e etc. Mas é mais comum se ouvir: Coca, Pepsi, Fanta Laranja,
leite Ninho, Guaraviton, Todinho, Nescau e outros. Eles chamam os
produtos pelas marcas e as identificam, seja pelo desenho, pelo cor ou
pelas letras do rótulo.
A quantidade de marcas de produtos industrializados reconhecidas pelas
crianças pode assustar os nutricionistas, mas na escola este
conhecimento pode ser um aliado na educação. A partir dos rótulos de
produtos é possível se alfabetizar, praticar a matemática, estudar
geografia, fazer arte, produzir música, aprender culinária e até mesmo
obter orientações alimentares. Ou seja, a partir de produtos concretos,
com os quais os alunos têm acesso, é possível realizar atividades intra e
interdisciplinares. Veja:
Linguagem oral e escrita
Através da leitura de rótulos é possível comparar letras, sílabas e
palavras, com o próprio nome, com o nome do amigo ou com outras
palavras. Pode ser estimuladas trocas de sílabas das palavras do rótulo e
produção de textos com palavras-chaves.
Matemática
Outra proposta de atividade a ser desenvolvida com rótulos é a
brincadeira de mercadinho, onde as crianças podem comprar, vender ou
trocar os produtos, e assim aprender sobre moedas, notas e operações
matemáticas. Com os rótulos também é possível fazer jogos, como
quebra-cabeças e jogos de memória.
Natureza e sociedade
Trabalhos com rótulos e embalagens podem estimular o estudo sobre o
sistema capitalista, industrialização, economia , globalização, consumo
sustentável, reciclagem e meio ambiente ( leiaPreservação ambiental na
Educação Infantil)
Arte e música
Com os rótulos também é possível fazer arte com reciclagem de rótulos e
embalagens (Veja Dicas de reciclagens) e música com latas, latões,
potes, garrafas e caixas. ( Leia Show de educação ambiental)
Existem inúmeras possibilidades para utilização de rótulos e embalagens
na educação, basta usar a criatividade, mas é fundamental que o (a)
professor(a) aproveite a oportunidade para ensinar os alunos a terem um
olhar crítico sobre o consumo dos produtos industrializados, para que a
escola não se torne mais um meio disseminador do consumo desenfreado.
Por que ensinar a ler etiquetas e embalagens?
As etiquetas e embalagens são portadores de textos que cumprem a função
de informar. Dizem a composição do produto, que cuidados são exigidos
para seu funcionamento e manutenção, data de validade, modo de usar e de
armazenar o produto... Veiculam textos escritos curtos e utilizam
imagens. Ser capaz de compreender esses textos é fundamental para o
exercício da cidadania e, se bem utilizados na alfabetização, podem
trazer contribuições importantes também para os avanços dos alunos no
processo de aquisição de procedimentos de leitor da escrita verbal e
não-verbal.
Trabalhando com rótulos e embalagens:
* Esclareça que rótulo é um impresso afixado em recipíentes e embalagens
de produtos, apresentando informações sobre este produto, e contendo,
geralmente, a logomarca da empresa fabricante.
* Solicitar que as crianças juntem rótulos diversos e tragam para a sala de aula.
* Montar um mural com os rótulos, realizando diversas explorações.
* Pedir que escolham um rótulo:
- Colar o rótulo em uma folha de sulfite A4.
- Circular a logomarca no rótulo escolhido.
- Destacar a letra inicial da logomarca.
- Pintar as letras do rótulo que estão no seu nome.
- Contar o número de letras contidas na logomarca do rótulo e registrar por meio de desenhos e números.
- Ilustrar para que serve o produto que continha esse rótulo.
- Com ajuda da professora, localizar a data de fabricação do produto, a data de validade, o peso líquido.
- Questionar: Para quem este texto é escrito? Todas as palavras do
rótulo são escritas com o mesmo tipo de letra? Por que algumas palavras
são escritas com letras maiores?
* Ao trabalhar com rótulos, é necessário que o aluno perceba não só as
formas, as cores, os desenhos, mas também os nomes escritos: logomarca e
nome do produto, quantidade, peso, data de fabricação e validade, etc. É
importante questionar os alunos, perguntando para que servem todos os
escritos e desenhos: Só para enfeitar? Existe outra finalidade? Qual?
Por que precisamos ler o que está escrito? Chamar a atenção de que todas
as características apontadas no texto da embalagem têm a finalidade de
atrair a atenção dos consumidores para que comprem o produto.
* As embalagens, portanto, são portadoras de muitos textos e se
constituem em recurso de grande valia não só para gerar atividades de
leitura e de escrita, como para desenvolver o espírito crítico do aluno.
ATIVIDADES QUE PODEM SER DESENVOLVIDAS APÓS A EXPLORAÇÃO DOS RÓTULOS:
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