Fazem parte do Projeto:
Clique em cada um para acessar
Os links foram consertados
- Livro Virtual (e-book) com o conto;
- Power Point com o conto;
- Atividades (muitas) diversificadas, com cruzadinha, interpretação de texto,
propostas de redação dentro do tema;
- Moldes para montar Branca de Neve e os 07 anões;
- Moldes para criação e montagem do Livro da Turma
- Livro com a história e ilustrações em preto e branco para colorir;
- Muitas imagens para colorir, em preto e branco;
- Power Point com o conto em libras, para alunos com deficiência auditiva;
- Pasta com imagens coloridas de Branca de Neve;
- História em áudio;
- Numerais com a Branca de Neve
- Livrinho com imagens em preto e branco
Enquanto diverte a criança, o conto de fadas a esclarece sobre si
mesma, e favorece o desenvolvimento de sua personalidade. Oferece
significado em tantos níveis diferentes, e enriquece a existência da
criança de tantos modos que nenhum livro pode fazer justiça à
multidão e diversidade de contribuições que esses contos dão à vida da
criança.
Como não podemos saber em que idade um conto específico será mais
importante para uma criança específica, não podemos decidir qual dos
vários contos ela deveria escutar num dado período ou por quê. Isto só a
criança pode determinar e revelar pela força com que reage emocionalmente
àquilo que um conto evoca na sua mente consciente e inconsciente.
Naturalmente, um pai começará a contar ou ler para seu filho uma estória
que ele próprio gostava quando criança, ou ainda gosta. Se a criança não se
liga à estória, isto significa que osmotivos ou temas aí apresentados falharam
em despertar uma resposta significativa neste momento da sua vida. Então é
melhor contar-lhe um outro conto de fadas na noite seguinte. Logo ela
indicará que uma certa estória tornou-se importante para ela por sua
resposta imediata, ou pedindo para que lhe contem a estória outra vez.
Como surgiram os contos de fadas
Os anões - homens pequenos - têm conotações diferentes
em vários contos de fadas.66 Como as próprias fadas, eles podem
ser bons ou malvados; em "Branca de Neve" são do tipo que ajuda
os outros. A primeira coisa que sabemos sobre eles é que voltaram
para casa depois de trabalharem nas montanhas como mineiros.
Como todos os anões, mesmo os desagradáveis, são trabalhadores e
espertos em seus negócios. O trabalho é a essência de suas vidas
não têm descanso ou recreação. Embora os anões fiquem imediatamente
impressionados pela beleza de Branca de Neve e comovidos
com sua desgraça, deixam logo claro que o preço de viver com eles é
comprometer-se num trabalho consciencioso. Os sete anões suge-rem
os sete dias da semana - dias cheios de trabalho. Se quiser cres-cer
bem, Branca de Neve deve transformar o seu mundo em um
mundo de trabalho; este aspecto de sua estada com os anões é facilmente
compreensível.
Devido ao enfoque habitual sobre a inocência de Branca ce
Neve, parece ultrajante a noção dela ter-se arriscado subconscientemente
a dormir na cama com um homem. Mas Branca de
Neve mostra, quando se deixa tentar três vezes pela rainha disfarça
da que, como a maioria dos humanos - e, acima de tudo, dos ado
lescentes - cede facilmente à tentação. Todavia, a incapacidade de
Branca de Neve em resistir à tentação torna-a mais atraente e hu
mana, sem que o ouvinte tenha consciência disso. Por outro lado,
seu comportamento controlado ao comer e beber, e quando resiste
a deitar-se numa cama que não seja exata para que ela mostra que
também já aprendeu a controlar um pouco os impulsos do id e a
submetê-los às exigências do superego. Vemos tambémque seu ego
amadureceu, pois agora trabalha bastante e bem, e compartilha as
coisas com os outros.
Não podemos nos libertar do impacto dos pais e dos sentimentos
que temos por eles, fugindo de casa - embora esse pareça o caminho
mais fácil. Só conseguimos a independência elaborando nossos
conflitos internos, que as crianças tentam normalmente projetar
nos pais. De início a criança gostaria de poder fugir do trabalho
difícil da integração que, como mostra a estória de Branca de Neve,
envolve grandes perigos. Por algum tempo parece possível escapar
desta tarefa. Branca de Neve leva uma existência pacífica durante
algum tempo, e sob a orientação dos anões transforma-se de criança
incapaz de lidar com as dificuldades do mundo, numa garota que
aprende a trabalhar bem, e gosta disso. É o que os anões solicitam
dela para que viva com eles; pode ficar, e não lhe faltará nada se
"você tomar conta da casa, cozinhar, arrumar as camas, lavar, costurar
e remendar, e conservar tudo limpo e organizado". Branca de
Neve torna-se uma dona-de-casa, como sucede com muitas meninas
que, quando a mãe está fora, tomam conta direito do pai e da
casa, e até mesmo dos irmãos.
Fonte do texto: A Psicanálise dos contos de fada, Bruno Betelheim
Objetivos Propostos:
• Possibilitar a apreensão das características dos diferentes portadores de texto, ou de um gênero literário escolhido, pré determinado, com as linguagens usualmente utilizadas e expressões que se repetem nas diferentes histórias;
• Produzir textos com significado, mesmo sem o domínio da escrita convencional;
• Desenvolver o interesse pela leitura ou por ouvir os diferentes gêneros literários;
• Desenvolver a capacidade de recontar e reescrever o conto, recuperando a seqüência lógico-temporal dos acontecimentos;
• Realizar a revisão de textos, através da releitura de cada parte do texto escrito e da elaboração de rascunhos, promovendo a articulação das partes com o todo, a fim de planejar o que falta ser escrito para complementação do texto,
• Planejar e executar tarefas em grupo, valorizando este tipo de aprendizado;
• Utilizar curva melódica adequada, durante a leitura em voz alta, propiciando a compreensão da história, através do respeito à pontuação presente no texto.
Atividades
- de música e educação física, vivências apresentadas nos jogos dramáticos, que levarão os alunos a criar situações imaginárias e encenações representativas;
- A exploração de todas as dimensões artísticas;
- A prendizado e o exercício da língua oral e escrita, conforme a faixa etária.
- A compreensão de conceitos nas áreas de Ciências e Matemática, entre outras aprendizagens;
- •O uso de diversos recursos. Alguns dos contos apresentados favorecerão, também, o acesso a computadores e outros recursos tecnológicos;
- O trabalho com a linguagem e a comunicação. Os alunos possivelmente irão se familiarizar com livros, filmes e situações que requerem o uso da linguagem oral e escrita;
- Atividades de exploração sensorial, todo o tempo.
Vivendo as histórias, convivendo com os personagens e suas aventuras, seus sentimentos, as crianças serão convidadas para um aprendizado prazeroso e significativo.
***O encerramento do projeto poderá ser:
- Uma exposição com todos os traabalhos confeccionados, os pais receberão um convite especial!
- Sessão-cinema com o desenho da "Branca de Neve" para os alunos, com direito a pipoca!
- Encenação teatral do Conto, realizado por um grupo de alunos que ensaiará as falas previamente. Pode-se fazer um dia de apresentação para os alunos e outro para os pais! Não se esqueça da trilha sonora! Ela é muito importante!
Vídeos relacionados:
Fontes dos arquivos:
Textos pesquisados e recebidos por email de outros professores, atividades do acervo do Espaço Educar, atividades enviadas pela Professora Sonia R. Ubeda ao Grupo Colorindo Nossas Classes e disponibilizadas para o Espaço. Muito obrigada, Sonia! Liza
***
projeto branca de neve e os 7 anões, atividades com o tema branca de neve, branca de neve para colorir, colorir pintar branca de neve, cruzadinha da branca de neve, história em áudio da branca de neve, os contos de fadas, como surgiram os contos de fadas, muitas atividades prontas da branca de neve, atividades da branca de neve, atividades com os anões, a maçã envenenada etc
Fazem parte do Projeto:
Clique em cada um para acessar
Os links foram consertados
- Livro Virtual (e-book) com o conto;
- Power Point com o conto;
- Atividades (muitas) diversificadas, com cruzadinha, interpretação de texto,
propostas de redação dentro do tema;
- Moldes para montar Branca de Neve e os 07 anões;
- Moldes para criação e montagem do Livro da Turma
- Livro com a história e ilustrações em preto e branco para colorir;
- Muitas imagens para colorir, em preto e branco;
- Power Point com o conto em libras, para alunos com deficiência auditiva;
- Pasta com imagens coloridas de Branca de Neve;
- História em áudio;
- Numerais com a Branca de Neve
- Livrinho com imagens em preto e branco
Enquanto diverte a criança, o conto de fadas a esclarece sobre si
mesma, e favorece o desenvolvimento de sua personalidade. Oferece
significado em tantos níveis diferentes, e enriquece a existência da
criança de tantos modos que nenhum livro pode fazer justiça à
multidão e diversidade de contribuições que esses contos dão à vida da
criança.
Como não podemos saber em que idade um conto específico será mais
importante para uma criança específica, não podemos decidir qual dos
vários contos ela deveria escutar num dado período ou por quê. Isto só a
criança pode determinar e revelar pela força com que reage emocionalmente
àquilo que um conto evoca na sua mente consciente e inconsciente.
Naturalmente, um pai começará a contar ou ler para seu filho uma estória
que ele próprio gostava quando criança, ou ainda gosta. Se a criança não se
liga à estória, isto significa que osmotivos ou temas aí apresentados falharam
em despertar uma resposta significativa neste momento da sua vida. Então é
melhor contar-lhe um outro conto de fadas na noite seguinte. Logo ela
indicará que uma certa estória tornou-se importante para ela por sua
resposta imediata, ou pedindo para que lhe contem a estória outra vez.
Como surgiram os contos de fadas
Os anões - homens pequenos - têm conotações diferentes
em vários contos de fadas.66 Como as próprias fadas, eles podem
ser bons ou malvados; em "Branca de Neve" são do tipo que ajuda
os outros. A primeira coisa que sabemos sobre eles é que voltaram
para casa depois de trabalharem nas montanhas como mineiros.
Como todos os anões, mesmo os desagradáveis, são trabalhadores e
espertos em seus negócios. O trabalho é a essência de suas vidas
não têm descanso ou recreação. Embora os anões fiquem imediatamente
impressionados pela beleza de Branca de Neve e comovidos
com sua desgraça, deixam logo claro que o preço de viver com eles é
comprometer-se num trabalho consciencioso. Os sete anões suge-rem
os sete dias da semana - dias cheios de trabalho. Se quiser cres-cer
bem, Branca de Neve deve transformar o seu mundo em um
mundo de trabalho; este aspecto de sua estada com os anões é facilmente
compreensível.
Devido ao enfoque habitual sobre a inocência de Branca ce
Neve, parece ultrajante a noção dela ter-se arriscado subconscientemente
a dormir na cama com um homem. Mas Branca de
Neve mostra, quando se deixa tentar três vezes pela rainha disfarça
da que, como a maioria dos humanos - e, acima de tudo, dos ado
lescentes - cede facilmente à tentação. Todavia, a incapacidade de
Branca de Neve em resistir à tentação torna-a mais atraente e hu
mana, sem que o ouvinte tenha consciência disso. Por outro lado,
seu comportamento controlado ao comer e beber, e quando resiste
a deitar-se numa cama que não seja exata para que ela mostra que
também já aprendeu a controlar um pouco os impulsos do id e a
submetê-los às exigências do superego. Vemos tambémque seu ego
amadureceu, pois agora trabalha bastante e bem, e compartilha as
coisas com os outros.
Não podemos nos libertar do impacto dos pais e dos sentimentos
que temos por eles, fugindo de casa - embora esse pareça o caminho
mais fácil. Só conseguimos a independência elaborando nossos
conflitos internos, que as crianças tentam normalmente projetar
nos pais. De início a criança gostaria de poder fugir do trabalho
difícil da integração que, como mostra a estória de Branca de Neve,
envolve grandes perigos. Por algum tempo parece possível escapar
desta tarefa. Branca de Neve leva uma existência pacífica durante
algum tempo, e sob a orientação dos anões transforma-se de criança
incapaz de lidar com as dificuldades do mundo, numa garota que
aprende a trabalhar bem, e gosta disso. É o que os anões solicitam
dela para que viva com eles; pode ficar, e não lhe faltará nada se
"você tomar conta da casa, cozinhar, arrumar as camas, lavar, costurar
e remendar, e conservar tudo limpo e organizado". Branca de
Neve torna-se uma dona-de-casa, como sucede com muitas meninas
que, quando a mãe está fora, tomam conta direito do pai e da
casa, e até mesmo dos irmãos.
Fonte do texto: A Psicanálise dos contos de fada, Bruno Betelheim
Objetivos Propostos:
• Possibilitar a apreensão das características dos diferentes portadores de texto, ou de um gênero literário escolhido, pré determinado, com as linguagens usualmente utilizadas e expressões que se repetem nas diferentes histórias;
• Produzir textos com significado, mesmo sem o domínio da escrita convencional;
• Desenvolver o interesse pela leitura ou por ouvir os diferentes gêneros literários;
• Desenvolver a capacidade de recontar e reescrever o conto, recuperando a seqüência lógico-temporal dos acontecimentos;
• Realizar a revisão de textos, através da releitura de cada parte do texto escrito e da elaboração de rascunhos, promovendo a articulação das partes com o todo, a fim de planejar o que falta ser escrito para complementação do texto,
• Planejar e executar tarefas em grupo, valorizando este tipo de aprendizado;
• Utilizar curva melódica adequada, durante a leitura em voz alta, propiciando a compreensão da história, através do respeito à pontuação presente no texto.
Atividades
- de música e educação física, vivências apresentadas nos jogos dramáticos, que levarão os alunos a criar situações imaginárias e encenações representativas;
- A exploração de todas as dimensões artísticas;
- A prendizado e o exercício da língua oral e escrita, conforme a faixa etária.
- A compreensão de conceitos nas áreas de Ciências e Matemática, entre outras aprendizagens;
- •O uso de diversos recursos. Alguns dos contos apresentados favorecerão, também, o acesso a computadores e outros recursos tecnológicos;
- O trabalho com a linguagem e a comunicação. Os alunos possivelmente irão se familiarizar com livros, filmes e situações que requerem o uso da linguagem oral e escrita;
- Atividades de exploração sensorial, todo o tempo.
Vivendo as histórias, convivendo com os personagens e suas aventuras, seus sentimentos, as crianças serão convidadas para um aprendizado prazeroso e significativo.
***O encerramento do projeto poderá ser:
- Uma exposição com todos os traabalhos confeccionados, os pais receberão um convite especial!
- Sessão-cinema com o desenho da "Branca de Neve" para os alunos, com direito a pipoca!
- Encenação teatral do Conto, realizado por um grupo de alunos que ensaiará as falas previamente. Pode-se fazer um dia de apresentação para os alunos e outro para os pais! Não se esqueça da trilha sonora! Ela é muito importante!
Vídeos relacionados:
Fontes dos arquivos:
Textos pesquisados e recebidos por email de outros professores, atividades do acervo do Espaço Educar, atividades enviadas pela Professora Sonia R. Ubeda ao Grupo Colorindo Nossas Classes e disponibilizadas para o Espaço. Muito obrigada, Sonia! Liza
***
projeto branca de neve e os 7 anões, atividades com o tema branca de neve, branca de neve para colorir, colorir pintar branca de neve, cruzadinha da branca de neve, história em áudio da branca de neve, os contos de fadas, como surgiram os contos de fadas, muitas atividades prontas da branca de neve, atividades da branca de neve, atividades com os anões, a maçã envenenada etc
Nenhum comentário:
Postar um comentário