PORTFÓLIO



Um caminho de avaliação alternativa

Portfólio:
*um álbum
*do crescimento,
*da aprendizagem
*e do desenvolvimento
(Parente 2002).

Portfólio (Originário das artes e do domínio do investimento financeiro)
Elementos constitutivos:
Implicação pessoal
Seleção ao nível dos conteúdos
Reflexão
Auto-avaliação
Controlo entre variedade e profundidade de representação
Estrutura e apresentação específicas

Portfólio
Afigura-se como uma estratégia que se inscreve no movimento de avaliação alternativa e que apresenta componentes adequadas para a avaliação de crianças pequenas, tornando possível aceder a múltiplas fontes de evidência para olhar e documentar o processo de aprendizagem da criança.
(Grubb e Courtney, 1996).


Perspectivas sobre avaliação Tradicional



•Verificação da aprendizagem
• Procedimentos estandardizados:
*Listas de Verificação
*Escalas de avaliação do desenvolvimento
Realizados À criança


Socioconstrutivista (Alternativa)



•Promoção da aprendizagem
• Procedimentos heurísticohermenêuticos:
(de descoberta e interpretativos)

Observação
Registro
Documentação (Portfólio)

Realizados COM a criança



A avaliação na educação de infância distancia-se da concepção de avaliação tradicional, centrada mais nos resultados do que nos processos, subentendendo um novo olhar sobre o modo de concebera avaliação.


Portfólio
(Dossiê documental, dossiê de evidências de aprendizagem, dossiê demonstrativo…).
Num enquadramento socioconstrutivista, é um conceito de avaliação, e não apenas um instrumento ou um método.


Um caminho de avaliação alternativa

Portfólio:
*um álbum
*do crescimento,
*da aprendizagem
*e do desenvolvimento
(Parente 2002).

Portfólio (Originário das artes e do domínio do investimento financeiro)
Elementos constitutivos:
Implicação pessoal
Seleção ao nível dos conteúdos
Reflexão
Auto-avaliação
Controlo entre variedade e profundidade de representação
Estrutura e apresentação específicas

Portfólio
Afigura-se como uma estratégia que se inscreve no movimento de avaliação alternativa e que apresenta componentes adequadas para a avaliação de crianças pequenas, tornando possível aceder a múltiplas fontes de evidência para olhar e documentar o processo de aprendizagem da criança.
(Grubb e Courtney, 1996).


Perspectivas sobre avaliação Tradicional



•Verificação da aprendizagem
• Procedimentos estandardizados:
*Listas de Verificação
*Escalas de avaliação do desenvolvimento
Realizados À criança


Socioconstrutivista (Alternativa)



•Promoção da aprendizagem
• Procedimentos heurísticohermenêuticos:
(de descoberta e interpretativos)

Observação
Registro
Documentação (Portfólio)

Realizados COM a criança



A avaliação na educação de infância distancia-se da concepção de avaliação tradicional, centrada mais nos resultados do que nos processos, subentendendo um novo olhar sobre o modo de concebera avaliação.


Portfólio
(Dossiê documental, dossiê de evidências de aprendizagem, dossiê demonstrativo…).
Num enquadramento socioconstrutivista, é um conceito de avaliação, e não apenas um instrumento ou um método.

Nenhum comentário:

Postar um comentário