Um caminho de avaliação alternativa
Portfólio:
*um álbum
*do crescimento,
*da aprendizagem
*e do desenvolvimento
(Parente 2002).
Portfólio (Originário das artes e do domínio do investimento financeiro)
Elementos constitutivos:
Implicação pessoal
Seleção ao nível dos conteúdos
Reflexão
Auto-avaliação
Controlo entre variedade e profundidade de representação
Estrutura e apresentação específicas
Portfólio
Afigura-se como uma estratégia que se inscreve no movimento de avaliação alternativa e que apresenta componentes adequadas para a avaliação de crianças pequenas, tornando possível aceder a múltiplas fontes de evidência para olhar e documentar o processo de aprendizagem da criança.
(Grubb e Courtney, 1996).
Perspectivas sobre avaliação Tradicional
•Verificação da aprendizagem
• Procedimentos estandardizados:
*Listas de Verificação
*Escalas de avaliação do desenvolvimento
Realizados À criança
Socioconstrutivista (Alternativa)
•Promoção da aprendizagem
• Procedimentos heurísticohermenêuticos:
(de descoberta e interpretativos)
Observação
Registro
Documentação (Portfólio)
Realizados COM a criança
A avaliação na educação de infância distancia-se da concepção de avaliação tradicional, centrada mais nos resultados do que nos processos, subentendendo um novo olhar sobre o modo de concebera avaliação.
Portfólio
(Dossiê documental, dossiê de evidências de aprendizagem, dossiê demonstrativo…).
Num enquadramento socioconstrutivista, é um conceito de avaliação, e não apenas um instrumento ou um método.
Um caminho de avaliação alternativa
Portfólio:
*um álbum
*do crescimento,
*da aprendizagem
*e do desenvolvimento
(Parente 2002).
Portfólio (Originário das artes e do domínio do investimento financeiro)
Elementos constitutivos:
Implicação pessoal
Seleção ao nível dos conteúdos
Reflexão
Auto-avaliação
Controlo entre variedade e profundidade de representação
Estrutura e apresentação específicas
Portfólio
Afigura-se como uma estratégia que se inscreve no movimento de avaliação alternativa e que apresenta componentes adequadas para a avaliação de crianças pequenas, tornando possível aceder a múltiplas fontes de evidência para olhar e documentar o processo de aprendizagem da criança.
(Grubb e Courtney, 1996).
Perspectivas sobre avaliação Tradicional
•Verificação da aprendizagem
• Procedimentos estandardizados:
*Listas de Verificação
*Escalas de avaliação do desenvolvimento
Realizados À criança
Socioconstrutivista (Alternativa)
•Promoção da aprendizagem
• Procedimentos heurísticohermenêuticos:
(de descoberta e interpretativos)
Observação
Registro
Documentação (Portfólio)
Realizados COM a criança
A avaliação na educação de infância distancia-se da concepção de avaliação tradicional, centrada mais nos resultados do que nos processos, subentendendo um novo olhar sobre o modo de concebera avaliação.
Portfólio
(Dossiê documental, dossiê de evidências de aprendizagem, dossiê demonstrativo…).
Num enquadramento socioconstrutivista, é um conceito de avaliação, e não apenas um instrumento ou um método.
Nenhum comentário:
Postar um comentário