Parlendas: como trabalhar passo a passo


Parlendas 
Como Trabalhar Passo a Passo

Para se iniciar um trabalho com a parlenda, você deverá seguir alguns passos importantes:
- Confecção de Cartazes:
Confeccionar cartazes com a parlenda escrita em letra de imprensa maiúscula;
Fazer um cartaz onde algumas palavras da parlenda possam ser substituídas por desenhos.
- Criações de Fichas:
Criar fichas com as palavras da parlenda (em letra imprensa maiúscula).
Fichas com frases da parlenda.
Fichas com os desenhos que representam as palavras da parlenda, etc...

SUGESTÃO
Parlenda:

Lá na rua 24
A mulher matou um sapo
Com a sola do sapato
O sapato estremeceu
A mulher morreu
O culpado não foi eu


Atividade 1:
Organize a sala para a leitura do texto (pode ser em círculo, em U ou como preferir, deixando os alunos à vontade). Utilizar também o cartaz ou o quadro mesmo.

Mostre o 1º cartaz da parlenda escrita com letra de imprensa maiúscula.
Leia a parlenda pausadamente, passando o dedo sobre as palavras.
Repita a leitura até que os alunos se familiarizem com as palavras e consigam repeti-las sozinhos.
Peça que os alunos leiam a parlenda, vá passando o dedo em cima das palavras e mostrando que a leitura se faz da esquerda para a direita e de cima para baixo.
Peça que cada aluno também leia a parlenda individualmente com suas orientações como na leitura coletiva (do cartaz ou do quadro ou entregar o texto).

Faça a exploração oral da parlenda com questões de compreensão:
A- Quem matou o sapo?
B- Aonde o sapo foi morto?
C- Usaram o que para matar o sapo?
Estas sugestões podem ser alteradas de acordo com o nível de desenvolvimento da turma desde que seja mantida a proposta.
Estas atividades devem ser trabalhadas de acordo com a sequência proposta para que o
aprendizado aconteça. Ela deve ser trabalhada principalmente com alunos que apresentam
dificuldades de aprendizado e compreensão da língua escrita.

Atividade 2:
Mostre o 1º cartaz da parlenda e leia-o com os alunos.
Peça que os alunos identifiquem a primeira e última palavra da parlenda, colorindo-as.
Circule na parlenda a palavra SAPO.
Desenhe o sapo, ou faça dobradura, pintura, recorte, etc...

Atividade 3:
Distribua o texto (parlenda) para cada aluno e peça que eles pintem de lápis de cor os espaços em branco, levando-os a perceber que em cada espaço temos uma nova palavra.
Peça que eles contém o número de palavras encontradas na 1º linha da parlenda, em seguida repita a atividade com as demais linhas.
Mostre que existem palavras com poucas letras (Lá, na, rua, e, a, um, com, do, eu) ressaltando que elas são palavras.
Peça para eles circularem a palavra SAPO na parlenda e que contém o número de letras dessa palavra.
A- Quantas letras tem?
B- Qual é a letra inicial?
C- Qual é a letra final?
Em seguida, peça que eles circulem de determinada cor as palavras com 2 letras, de outra com as palavras com 3 letras e assim por diante.
Pergunte aos alunos se nessa parlenda aparece alguma palavra repetida, se aparecer, peça que eles sublinhem elas.

Atividade 4:
Disponibilize o alfabeto móvel com várias letras para os alunos e peça que eles montem a palavra SAPO.
Agora, peça que vejam a figura do sapo e depois organize as letras para formar o nome da figura:
Agora organize os alunos em grupos e disponha fichas com as frases da parlenda e peça aos alunos que as organizem de maneira correta. Ex.: (Lá na rua vinte e quatro/ A mulher matou um sapo).
Para a atividade anterior utilize as fichas com letras de imprensa maiúscula, como no 1º cartaz.

Atividade 5:
Faça um quadro onde em uma coluna ficará as palavras da parlenda na outra coluna o número de letras.
Peça para que os alunos completem o quadro.

Atividade 6:
Apresente o 2º cartaz (com desenhos no lugar de palavras).
Peça que os alunos comparem o 1º cartaz (letra de imprensa maiúscula) com o 2º (desenhos).
Peça que os alunos observem os dois cartazes e expliquem as diferenças do 1º com o 2º cartaz.
Aponte cada desenho e peça que os alunos digam o nome do desenho.
Em seguida, disponha as fichas e peça que eles procurem as palavras correspondentes aos desenhos.

Atividade 7:
Disponibilize o alfabeto disposto em um cartaz e em ordem (de preferência que seja na altura
dos olhos dos alunos, escrito em cor vermelha, letra de imprensa maiúscula e não coloque
desenhos para representar letras, pois não é recomendável).
Ofereça o alfabeto impresso em folha para cada aluno e um alfabeto móvel.
Apresente letra por letra (não precisa ser em ordem alfabética) e teste os conhecimentos
prévios de seus alunos.
Aponte no cartaz a letra e diga seu nome, depois peça que os alunos identifique-a em seu alfabeto móvel e repita seu nome.
Diga uma letra, sem utilizar o cartaz e peça que os alunos identifique-a no alfabeto móvel,
depois repita a atividade com cada aluno.
Apontar letras como: S, P, M, L, H, T, E, C, A, O, D, N, U, R.
Em seguida, ditar novamente cada letra até formar a palavra e perguntar: "Qual palavra da
parlenda formamos?"
SAPO
Peça para que os alunos identifiquem na parlenda todas as palavras que iniciam com a letra "S", colorindo-as ou que tenham a letra "S" no meio da palavra, colorindo-as de outra cor.
Utilize o 2º cartaz e peça para que os alunos escrevam as palavras referentes aos desenhos da parlenda, utilizando o alfabeto móvel.
Disponibilize jornais e revistas para que eles encontrem, recortem e colem palavras com a letra "S" no início.

Atividade 8:
Utilize novamente o cartaz da parlenda.
Escolher uma palavra da parlenda.
Fale-a pausadamente, silabando e pergunte aos alunos: Quantos pedacinhos tem essa
palavra? Quantas vezes abrimos a boca pra falar? Bata palmas para cada sílaba, explicando aos alunos que sílaba e pedaço são a mesma coisa.
Repita o mesmo procedimento com cada palavra da parlenda (utilize as fichas com as
palavras).
Distribua a parlenda novamente e peça que cada aluno: pinte de vermelho as palavras com 1 sílaba, de azul as palavras com 2 sílabas, de verde as palavras com 3 sílabas e de amarelo as palavras com 4 sílabas.
Aproveite os nomes dos alunos da sala (primeiro nome apenas) para trabalhar a consciência silábica, fazendo "Listas de Nomes".
Faça um novo quadro agora contendo em uma coluna as palavras da parlenda, em outra
coluna o número de letras e na terceira e última coluna o número de sílabas. Depois peça para os alunos completarem.
Você pode fazer também tabelas como este quadro de nome dos alunos e/ou pedir para
recortar de revistas e jornais, palavras e separar o número de letras e de sílabas como na atividade anterior.

Atividade 9:
Sílaba Inicial: Escolher uma palavra da parlenda. Ex.: SAPATO.
Pedir para os alunos identificarem o 1º pedaço (sílaba) da palavra e sublinhar: SAPATO.
Peça que os alunos ditem outras palavras com a mesma sílaba inicial "SA": SAPO, SAL, SALAME, SACO.
Pedir que os alunos ditem outras palavras que tenham o mesmo som e repetir com as outras
palavras da quadrinha, sempre iniciando com o padrão silábico mais simples, sílabas canônicas.
Faça uma "Lista" no quadro com as palavras que eles ditaram e peça que copiem.
Sílaba final (rimas): Utilizando a parlenda escolha outra palavra e faça um traço nas palavras que rimam: extremeceu/morreu;
Verifique o que os alunos sabem que essas palavras têm em comum, ou seja, terminam iguais, ou combinam. Explique a eles que essas combinações são as Rimas.
Faça uma "lista" de palavras que rimam com SAPO, ditadas pelos alunos: guardanapo, trapo, guapo, ...

Atividade 10:
Selecione uma palavra da parlenda e escreva-a no quadro.
Separe-a em sílabas e depois as letras de cada sílaba para que os alunos percebam que nem
sempre as sílabas são formadas por C+V, podendo ocorrer sílabas com V+C ou C+V+C
(C=consoante; V=vogal).
Chame a atenção dos alunos para os sons de cada sílaba das palavras.
Repita a atividade com as outras palavras da parlenda.

Atividade 11:
Ditado das palavras da parlenda para que as crianças as transcreva da forma que conseguem levando em consideração a construção do conhecimento individual de cada aluno.


Parlendas 
Como Trabalhar Passo a Passo

Para se iniciar um trabalho com a parlenda, você deverá seguir alguns passos importantes:
- Confecção de Cartazes:
Confeccionar cartazes com a parlenda escrita em letra de imprensa maiúscula;
Fazer um cartaz onde algumas palavras da parlenda possam ser substituídas por desenhos.
- Criações de Fichas:
Criar fichas com as palavras da parlenda (em letra imprensa maiúscula).
Fichas com frases da parlenda.
Fichas com os desenhos que representam as palavras da parlenda, etc...

SUGESTÃO
Parlenda:

Lá na rua 24
A mulher matou um sapo
Com a sola do sapato
O sapato estremeceu
A mulher morreu
O culpado não foi eu


Atividade 1:
Organize a sala para a leitura do texto (pode ser em círculo, em U ou como preferir, deixando os alunos à vontade). Utilizar também o cartaz ou o quadro mesmo.

Mostre o 1º cartaz da parlenda escrita com letra de imprensa maiúscula.
Leia a parlenda pausadamente, passando o dedo sobre as palavras.
Repita a leitura até que os alunos se familiarizem com as palavras e consigam repeti-las sozinhos.
Peça que os alunos leiam a parlenda, vá passando o dedo em cima das palavras e mostrando que a leitura se faz da esquerda para a direita e de cima para baixo.
Peça que cada aluno também leia a parlenda individualmente com suas orientações como na leitura coletiva (do cartaz ou do quadro ou entregar o texto).

Faça a exploração oral da parlenda com questões de compreensão:
A- Quem matou o sapo?
B- Aonde o sapo foi morto?
C- Usaram o que para matar o sapo?
Estas sugestões podem ser alteradas de acordo com o nível de desenvolvimento da turma desde que seja mantida a proposta.
Estas atividades devem ser trabalhadas de acordo com a sequência proposta para que o
aprendizado aconteça. Ela deve ser trabalhada principalmente com alunos que apresentam
dificuldades de aprendizado e compreensão da língua escrita.

Atividade 2:
Mostre o 1º cartaz da parlenda e leia-o com os alunos.
Peça que os alunos identifiquem a primeira e última palavra da parlenda, colorindo-as.
Circule na parlenda a palavra SAPO.
Desenhe o sapo, ou faça dobradura, pintura, recorte, etc...

Atividade 3:
Distribua o texto (parlenda) para cada aluno e peça que eles pintem de lápis de cor os espaços em branco, levando-os a perceber que em cada espaço temos uma nova palavra.
Peça que eles contém o número de palavras encontradas na 1º linha da parlenda, em seguida repita a atividade com as demais linhas.
Mostre que existem palavras com poucas letras (Lá, na, rua, e, a, um, com, do, eu) ressaltando que elas são palavras.
Peça para eles circularem a palavra SAPO na parlenda e que contém o número de letras dessa palavra.
A- Quantas letras tem?
B- Qual é a letra inicial?
C- Qual é a letra final?
Em seguida, peça que eles circulem de determinada cor as palavras com 2 letras, de outra com as palavras com 3 letras e assim por diante.
Pergunte aos alunos se nessa parlenda aparece alguma palavra repetida, se aparecer, peça que eles sublinhem elas.

Atividade 4:
Disponibilize o alfabeto móvel com várias letras para os alunos e peça que eles montem a palavra SAPO.
Agora, peça que vejam a figura do sapo e depois organize as letras para formar o nome da figura:
Agora organize os alunos em grupos e disponha fichas com as frases da parlenda e peça aos alunos que as organizem de maneira correta. Ex.: (Lá na rua vinte e quatro/ A mulher matou um sapo).
Para a atividade anterior utilize as fichas com letras de imprensa maiúscula, como no 1º cartaz.

Atividade 5:
Faça um quadro onde em uma coluna ficará as palavras da parlenda na outra coluna o número de letras.
Peça para que os alunos completem o quadro.

Atividade 6:
Apresente o 2º cartaz (com desenhos no lugar de palavras).
Peça que os alunos comparem o 1º cartaz (letra de imprensa maiúscula) com o 2º (desenhos).
Peça que os alunos observem os dois cartazes e expliquem as diferenças do 1º com o 2º cartaz.
Aponte cada desenho e peça que os alunos digam o nome do desenho.
Em seguida, disponha as fichas e peça que eles procurem as palavras correspondentes aos desenhos.

Atividade 7:
Disponibilize o alfabeto disposto em um cartaz e em ordem (de preferência que seja na altura
dos olhos dos alunos, escrito em cor vermelha, letra de imprensa maiúscula e não coloque
desenhos para representar letras, pois não é recomendável).
Ofereça o alfabeto impresso em folha para cada aluno e um alfabeto móvel.
Apresente letra por letra (não precisa ser em ordem alfabética) e teste os conhecimentos
prévios de seus alunos.
Aponte no cartaz a letra e diga seu nome, depois peça que os alunos identifique-a em seu alfabeto móvel e repita seu nome.
Diga uma letra, sem utilizar o cartaz e peça que os alunos identifique-a no alfabeto móvel,
depois repita a atividade com cada aluno.
Apontar letras como: S, P, M, L, H, T, E, C, A, O, D, N, U, R.
Em seguida, ditar novamente cada letra até formar a palavra e perguntar: "Qual palavra da
parlenda formamos?"
SAPO
Peça para que os alunos identifiquem na parlenda todas as palavras que iniciam com a letra "S", colorindo-as ou que tenham a letra "S" no meio da palavra, colorindo-as de outra cor.
Utilize o 2º cartaz e peça para que os alunos escrevam as palavras referentes aos desenhos da parlenda, utilizando o alfabeto móvel.
Disponibilize jornais e revistas para que eles encontrem, recortem e colem palavras com a letra "S" no início.

Atividade 8:
Utilize novamente o cartaz da parlenda.
Escolher uma palavra da parlenda.
Fale-a pausadamente, silabando e pergunte aos alunos: Quantos pedacinhos tem essa
palavra? Quantas vezes abrimos a boca pra falar? Bata palmas para cada sílaba, explicando aos alunos que sílaba e pedaço são a mesma coisa.
Repita o mesmo procedimento com cada palavra da parlenda (utilize as fichas com as
palavras).
Distribua a parlenda novamente e peça que cada aluno: pinte de vermelho as palavras com 1 sílaba, de azul as palavras com 2 sílabas, de verde as palavras com 3 sílabas e de amarelo as palavras com 4 sílabas.
Aproveite os nomes dos alunos da sala (primeiro nome apenas) para trabalhar a consciência silábica, fazendo "Listas de Nomes".
Faça um novo quadro agora contendo em uma coluna as palavras da parlenda, em outra
coluna o número de letras e na terceira e última coluna o número de sílabas. Depois peça para os alunos completarem.
Você pode fazer também tabelas como este quadro de nome dos alunos e/ou pedir para
recortar de revistas e jornais, palavras e separar o número de letras e de sílabas como na atividade anterior.

Atividade 9:
Sílaba Inicial: Escolher uma palavra da parlenda. Ex.: SAPATO.
Pedir para os alunos identificarem o 1º pedaço (sílaba) da palavra e sublinhar: SAPATO.
Peça que os alunos ditem outras palavras com a mesma sílaba inicial "SA": SAPO, SAL, SALAME, SACO.
Pedir que os alunos ditem outras palavras que tenham o mesmo som e repetir com as outras
palavras da quadrinha, sempre iniciando com o padrão silábico mais simples, sílabas canônicas.
Faça uma "Lista" no quadro com as palavras que eles ditaram e peça que copiem.
Sílaba final (rimas): Utilizando a parlenda escolha outra palavra e faça um traço nas palavras que rimam: extremeceu/morreu;
Verifique o que os alunos sabem que essas palavras têm em comum, ou seja, terminam iguais, ou combinam. Explique a eles que essas combinações são as Rimas.
Faça uma "lista" de palavras que rimam com SAPO, ditadas pelos alunos: guardanapo, trapo, guapo, ...

Atividade 10:
Selecione uma palavra da parlenda e escreva-a no quadro.
Separe-a em sílabas e depois as letras de cada sílaba para que os alunos percebam que nem
sempre as sílabas são formadas por C+V, podendo ocorrer sílabas com V+C ou C+V+C
(C=consoante; V=vogal).
Chame a atenção dos alunos para os sons de cada sílaba das palavras.
Repita a atividade com as outras palavras da parlenda.

Atividade 11:
Ditado das palavras da parlenda para que as crianças as transcreva da forma que conseguem levando em consideração a construção do conhecimento individual de cada aluno.

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