GÊNERO TEXTUAL - CARTÕES PARA A MAMÃE

Esta atividade consiste em trabalhar com cartão, sua função  dentro do contexto do dia das mãesÉ um campo da vida cotidiana - Campo de atuação relativo à participação em situações de leitura, próprias de atividades vivenciadas cotidianamente por crianças, adolescentes, jovens e adultos, no espaço doméstico e familiar, escolar, cultural e profissional. 

Gênero textual, cartão para a mamãe
O cartão é uma forma de enviar mensagens curtas, em ocasiões especiais ou datas comemorativas como o dia das mães, natal, casamento, páscoa, dia dos pais, formatura, etc...

Gênero textual cartão:

O cartão, geralmente, é uma forma de mandar mensagens curtas, em ocasiões especiais ou datas comemorativas para pessoas amigas. Um cartão deve conter: o nome da pessoa para quem será enviado; uma mensagem; o nome de quem envia; a data; dependendo do cartão, pode conter também uma ilustração que caracteriza a data.

Atividades com cartão possibilitam ao aluno a compreensão, identificação e a finalidade deste gênero textual, observando os diversos contextos de sua utilização. 

A prática de linguagem na atividade com cartão é leitura/escuta(compartilhada e autônoma) e o objeto de conhecimento é compreensão em leitura. 

Alguns gêneros textuais deste campo: 

Agendas, cartões, listas, bilhetes, recados, avisos, convites, cartas, cardápios, diários, receitas, regras de jogos e brincadeiras. 

A habilidade proposta é: 

- (EF12LP04) Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor ou já com certa autonomia, listas, agendas, calendários, avisos, convites, bilhetes, receitas, instruções de montagem (digitais ou impressos), dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto e relacionando sua forma de organização à sua finalidade. 
- (EF01LP13) Identificar a função sociocomunicativa de textos que circulam em esfera social das quais participa, reconhecendo para que tais textos foram produzidos, onde circulam, quem produziu, a quem se destinam. 

Com esta atividade podemos trabalhar os 5 eixos: 

1-Compreensão,valorização da cultura escrita; 
2-Apropriação do sistema da escrita; 
3-Leitura; 
4-Produção da escrita; 
5-Desenvolvimento da oralidade. 

Os gêneros textuais estão de acordo com a BNCC e com os guias de alfabetização. Gêneros textuais são textos que exercem uma função social específica, ou seja, ocorrem em situações cotidianas de comunicação e apresentam uma intenção comunicativa bem definida. 


Como o dia das mães se aproxima aproveitem esta oportunidade para trabalhar com cartões em sala de aula.
Gênero textual, cartão para a mamãe              Gênero textual, cartão para a mamãe

Gênero textual, cartão para a mamãe              Dia das mães, família
                     Autoria das atividades: Adiléa Generoso
Esta atividade consiste em trabalhar com cartão, sua função  dentro do contexto do dia das mãesÉ um campo da vida cotidiana - Campo de atuação relativo à participação em situações de leitura, próprias de atividades vivenciadas cotidianamente por crianças, adolescentes, jovens e adultos, no espaço doméstico e familiar, escolar, cultural e profissional. 

Gênero textual, cartão para a mamãe
O cartão é uma forma de enviar mensagens curtas, em ocasiões especiais ou datas comemorativas como o dia das mães, natal, casamento, páscoa, dia dos pais, formatura, etc...

Gênero textual cartão:

O cartão, geralmente, é uma forma de mandar mensagens curtas, em ocasiões especiais ou datas comemorativas para pessoas amigas. Um cartão deve conter: o nome da pessoa para quem será enviado; uma mensagem; o nome de quem envia; a data; dependendo do cartão, pode conter também uma ilustração que caracteriza a data.

Atividades com cartão possibilitam ao aluno a compreensão, identificação e a finalidade deste gênero textual, observando os diversos contextos de sua utilização. 

A prática de linguagem na atividade com cartão é leitura/escuta(compartilhada e autônoma) e o objeto de conhecimento é compreensão em leitura. 

Alguns gêneros textuais deste campo: 

Agendas, cartões, listas, bilhetes, recados, avisos, convites, cartas, cardápios, diários, receitas, regras de jogos e brincadeiras. 

A habilidade proposta é: 

- (EF12LP04) Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor ou já com certa autonomia, listas, agendas, calendários, avisos, convites, bilhetes, receitas, instruções de montagem (digitais ou impressos), dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto e relacionando sua forma de organização à sua finalidade. 
- (EF01LP13) Identificar a função sociocomunicativa de textos que circulam em esfera social das quais participa, reconhecendo para que tais textos foram produzidos, onde circulam, quem produziu, a quem se destinam. 

Com esta atividade podemos trabalhar os 5 eixos: 

1-Compreensão,valorização da cultura escrita; 
2-Apropriação do sistema da escrita; 
3-Leitura; 
4-Produção da escrita; 
5-Desenvolvimento da oralidade. 

Os gêneros textuais estão de acordo com a BNCC e com os guias de alfabetização. Gêneros textuais são textos que exercem uma função social específica, ou seja, ocorrem em situações cotidianas de comunicação e apresentam uma intenção comunicativa bem definida. 


Como o dia das mães se aproxima aproveitem esta oportunidade para trabalhar com cartões em sala de aula.
Gênero textual, cartão para a mamãe              Gênero textual, cartão para a mamãe

Gênero textual, cartão para a mamãe              Dia das mães, família
                     Autoria das atividades: Adiléa Generoso

Nenhum comentário:

Postar um comentário