Esta atividade consiste em trabalhar com cartão, sua função dentro do contexto do dia das mães. É
um campo da vida cotidiana - Campo de atuação relativo à participação
em situações de leitura, próprias de atividades vivenciadas
cotidianamente por crianças, adolescentes, jovens e adultos, no espaço
doméstico e familiar, escolar, cultural e profissional.
O cartão é uma forma de
enviar mensagens curtas, em ocasiões especiais ou datas comemorativas
como o dia das mães, natal, casamento, páscoa, dia dos pais, formatura,
etc...
Gênero textual cartão:
O cartão, geralmente, é uma forma de mandar mensagens curtas, em ocasiões especiais ou datas comemorativas para pessoas amigas. Um cartão deve conter: o nome da pessoa para quem será enviado; uma mensagem; o nome de quem envia; a data; dependendo do cartão, pode conter também uma ilustração que caracteriza a data.
Gênero textual cartão:
O cartão, geralmente, é uma forma de mandar mensagens curtas, em ocasiões especiais ou datas comemorativas para pessoas amigas. Um cartão deve conter: o nome da pessoa para quem será enviado; uma mensagem; o nome de quem envia; a data; dependendo do cartão, pode conter também uma ilustração que caracteriza a data.
Atividades com cartão
possibilitam ao aluno a compreensão, identificação e a finalidade deste
gênero textual, observando os diversos contextos de sua utilização.
A prática de linguagem na atividade com cartão é leitura/escuta(compartilhada e autônoma) e o objeto de conhecimento é compreensão em leitura.
Alguns gêneros textuais deste campo:
Agendas, cartões, listas,
bilhetes, recados, avisos, convites, cartas, cardápios, diários,
receitas, regras de jogos e brincadeiras.
A habilidade proposta é:
- (EF12LP04) Ler e
compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor ou
já com certa autonomia, listas, agendas, calendários, avisos, convites,
bilhetes, receitas, instruções de montagem (digitais ou impressos),
dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, considerando a
situação comunicativa e o tema/assunto do texto e relacionando sua forma
de organização à sua finalidade.
- (EF01LP13) Identificar a
função sociocomunicativa de textos que circulam em esfera social das
quais participa, reconhecendo para que tais textos foram produzidos,
onde circulam, quem produziu, a quem se destinam.
Com esta atividade podemos trabalhar os 5 eixos:
1-Compreensão,valorização da cultura escrita;
2-Apropriação do sistema da escrita;
3-Leitura;
4-Produção da escrita;
5-Desenvolvimento da oralidade.
Os gêneros textuais estão
de acordo com a BNCC e com os guias de alfabetização.
Gêneros textuais são textos que exercem uma função social específica, ou
seja, ocorrem em situações cotidianas de comunicação e apresentam uma
intenção comunicativa bem definida.
Como o dia das mães se aproxima aproveitem esta oportunidade para trabalhar com cartões em sala de aula.
Como o dia das mães se aproxima aproveitem esta oportunidade para trabalhar com cartões em sala de aula.
Autoria das atividades: Adiléa Generoso
Esta atividade consiste em trabalhar com cartão, sua função dentro do contexto do dia das mães. É
um campo da vida cotidiana - Campo de atuação relativo à participação
em situações de leitura, próprias de atividades vivenciadas
cotidianamente por crianças, adolescentes, jovens e adultos, no espaço
doméstico e familiar, escolar, cultural e profissional.
O cartão é uma forma de
enviar mensagens curtas, em ocasiões especiais ou datas comemorativas
como o dia das mães, natal, casamento, páscoa, dia dos pais, formatura,
etc...
Gênero textual cartão:
O cartão, geralmente, é uma forma de mandar mensagens curtas, em ocasiões especiais ou datas comemorativas para pessoas amigas. Um cartão deve conter: o nome da pessoa para quem será enviado; uma mensagem; o nome de quem envia; a data; dependendo do cartão, pode conter também uma ilustração que caracteriza a data.
Gênero textual cartão:
O cartão, geralmente, é uma forma de mandar mensagens curtas, em ocasiões especiais ou datas comemorativas para pessoas amigas. Um cartão deve conter: o nome da pessoa para quem será enviado; uma mensagem; o nome de quem envia; a data; dependendo do cartão, pode conter também uma ilustração que caracteriza a data.
Atividades com cartão
possibilitam ao aluno a compreensão, identificação e a finalidade deste
gênero textual, observando os diversos contextos de sua utilização.
A prática de linguagem na atividade com cartão é leitura/escuta(compartilhada e autônoma) e o objeto de conhecimento é compreensão em leitura.
Alguns gêneros textuais deste campo:
Agendas, cartões, listas,
bilhetes, recados, avisos, convites, cartas, cardápios, diários,
receitas, regras de jogos e brincadeiras.
A habilidade proposta é:
- (EF12LP04) Ler e
compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor ou
já com certa autonomia, listas, agendas, calendários, avisos, convites,
bilhetes, receitas, instruções de montagem (digitais ou impressos),
dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, considerando a
situação comunicativa e o tema/assunto do texto e relacionando sua forma
de organização à sua finalidade.
- (EF01LP13) Identificar a
função sociocomunicativa de textos que circulam em esfera social das
quais participa, reconhecendo para que tais textos foram produzidos,
onde circulam, quem produziu, a quem se destinam.
Com esta atividade podemos trabalhar os 5 eixos:
1-Compreensão,valorização da cultura escrita;
2-Apropriação do sistema da escrita;
3-Leitura;
4-Produção da escrita;
5-Desenvolvimento da oralidade.
Os gêneros textuais estão
de acordo com a BNCC e com os guias de alfabetização.
Gêneros textuais são textos que exercem uma função social específica, ou
seja, ocorrem em situações cotidianas de comunicação e apresentam uma
intenção comunicativa bem definida.
Como o dia das mães se aproxima aproveitem esta oportunidade para trabalhar com cartões em sala de aula.
Como o dia das mães se aproxima aproveitem esta oportunidade para trabalhar com cartões em sala de aula.
Autoria das atividades: Adiléa Generoso
Nenhum comentário:
Postar um comentário