ATIVIDADES DE ALFABETIZAÇÃO - FORMAÇÃO DE PALAVRAS

São atividades educativas, formação de palavras que vão facilitar a aprendizagem da leitura e da escrita de palavras. 

Para a realização destas atividades, os alunos precisam conhecer o alfabeto, as famílias silábicas, compreender a natureza alfabética do sistema da escrita, dominar as convenções gráficas,etc...


atividades de alfabetização, formação de palavras

A alfabetização consiste no aprendizado do alfabeto e de sua utilização como código de comunicação, e apropriação do sistema de escrita, e pressupõe a compreensão do princípio alfabético, indispensável ao domínio da leitura e escrita.

A alfabetização de um indivíduo promove sua socialização, já que possibilita o estabelecimento de novos tipos de trocas simbólicas com outros indivíduos, acesso a bens culturais e a facilidades oferecidas pelas instituições sociais. A alfabetização é um fator propulsor do exercício consciente da cidadania e do desenvolvimento da sociedade como um todo.

O processo de alfabetização é bastante complexo e o professor precisa utilizar de diversas estratégias de ensino, jogos pedagógicos, fichas de leituras, materiais diversificados, não adotando em sua prática pedagógica, apenas o livro didático, uma vez que ele serve apenas como suporte, para obter um bom resultado. 

É preciso pensar diferente, numa metodologia que ofereça oportunidades de aprendizagem para todos os alunos, ou seja, respeitando as diferenças individuais de cada aluno. 

Cada aluno tem o seu tempo e a sua forma de aprender. É nesta hora que entram as atividades diferenciadas em sala de aula, para atender estes alunos com dificuldades de aprendizagem.

Isto só acontece, quando o professor prepara atividades com um método global,ensinando a palavra como um todo, sem focalizar unidades menores. Pressupõe que a forma global das palavras fornece dicas importantes aos leitores iniciante.


A partir destas unidades maiores espera-se que o aprendiz chegue à compreensão de unidades menores sem a necessidade de uma instrução explícita. 

Métodos sintéticos pressupõe que a compreensão do sistema de escrita se dá sintetizando – juntando unidades menores relacionando a fala com a representação escrita.

atividades de alfabetização, formação de palavras              atividades de alfabetização, formação de palavras

atividades de alfabetização, formação de palavras             atividades de alfabetização, formação de palavras

atividades de alfabetização, formação de palavras              atividades de alfabetização, formação de palavras

atividades de alfabetização, formação de palavras              atividades de alfabetização, formação de palavras
Autoria das atividades: Adiléa Generoso
São atividades educativas, formação de palavras que vão facilitar a aprendizagem da leitura e da escrita de palavras. 

Para a realização destas atividades, os alunos precisam conhecer o alfabeto, as famílias silábicas, compreender a natureza alfabética do sistema da escrita, dominar as convenções gráficas,etc...


atividades de alfabetização, formação de palavras

A alfabetização consiste no aprendizado do alfabeto e de sua utilização como código de comunicação, e apropriação do sistema de escrita, e pressupõe a compreensão do princípio alfabético, indispensável ao domínio da leitura e escrita.

A alfabetização de um indivíduo promove sua socialização, já que possibilita o estabelecimento de novos tipos de trocas simbólicas com outros indivíduos, acesso a bens culturais e a facilidades oferecidas pelas instituições sociais. A alfabetização é um fator propulsor do exercício consciente da cidadania e do desenvolvimento da sociedade como um todo.

O processo de alfabetização é bastante complexo e o professor precisa utilizar de diversas estratégias de ensino, jogos pedagógicos, fichas de leituras, materiais diversificados, não adotando em sua prática pedagógica, apenas o livro didático, uma vez que ele serve apenas como suporte, para obter um bom resultado. 

É preciso pensar diferente, numa metodologia que ofereça oportunidades de aprendizagem para todos os alunos, ou seja, respeitando as diferenças individuais de cada aluno. 

Cada aluno tem o seu tempo e a sua forma de aprender. É nesta hora que entram as atividades diferenciadas em sala de aula, para atender estes alunos com dificuldades de aprendizagem.

Isto só acontece, quando o professor prepara atividades com um método global,ensinando a palavra como um todo, sem focalizar unidades menores. Pressupõe que a forma global das palavras fornece dicas importantes aos leitores iniciante.


A partir destas unidades maiores espera-se que o aprendiz chegue à compreensão de unidades menores sem a necessidade de uma instrução explícita. 

Métodos sintéticos pressupõe que a compreensão do sistema de escrita se dá sintetizando – juntando unidades menores relacionando a fala com a representação escrita.

atividades de alfabetização, formação de palavras              atividades de alfabetização, formação de palavras

atividades de alfabetização, formação de palavras             atividades de alfabetização, formação de palavras

atividades de alfabetização, formação de palavras              atividades de alfabetização, formação de palavras

atividades de alfabetização, formação de palavras              atividades de alfabetização, formação de palavras
Autoria das atividades: Adiléa Generoso

Nenhum comentário:

Postar um comentário