Boa noite minha gente amiga! Vejam esta atividade educativa - cruzadinha infantil, com o tema do coronavírus, que eu acabei de fazer, para os alunos do ensino fundamental 1.
O novo coronavírus já
causou várias mortes na China e fora dela o vírus segue se espalhando e
o número de casos no Brasil passa de 70. OMS pede que países redobrem
comprometimento com o combate à doença.
Os passatempos devem fazer parte das diversas estratégias de ensino. Esta cruzadinha enfatiza palavras, que falam sobre o coronavírus, sintomas, prevenções, etc..
É de fundamental importância compreender as relações entre consciência fonológica e alfabetização. Por
isso, faz-se necessário criar situações para que os alunos possam
refletir sobre as formas orais e escritas das palavras, inclusive o uso
de cruzadinhas em sala de aula.
De acordo com a BNCC, este tema de coronavírus tem como tema, vida em evolução.O objeto de conhecimento é microrganismos.
A habilidade proposta é:
- (EF04CI08) Propor, a partir do conhecimento das formas de transmissão de alguns microrganismos (vírus, bactérias e protozoários), atitudes e medidas adequadas para prevenção de doenças a eles associadas.
De acordo com a BNCC, este tema de coronavírus tem como tema, vida em evolução.O objeto de conhecimento é microrganismos.
A habilidade proposta é:
- (EF04CI08) Propor, a partir do conhecimento das formas de transmissão de alguns microrganismos (vírus, bactérias e protozoários), atitudes e medidas adequadas para prevenção de doenças a eles associadas.
As capacidades de partir
palavras em sílabas, descobrir palavras dentro de palavras, comparar
palavras quanto ao tamanho, comparar palavras quanto a semelhanças
sonoras (de suas sílabas, rimas ou fonemas iniciais), formar novas
palavras trocando letras e outros, são essenciais.
As habilidades propostas da BNCC:
-(EF01LP27) Segmentar oralmente palavras em sílabas.
-(EF01LP31) Reconhecer que
alterações na ordem escrita dos grafemas provocam alterações na
composição e no significado da palavra, fazendo corresponder fonemas e
grafemas.
RESPOSTAS:
1- CONTÁGIO 2- CORIZA 3-FEBRE 4- CONTATO 5-SINTOMAS 6-MÃOS
7-PREVENÇÃO 8-ESPIRRO 9-DORES 10- ÁGUA 11-MÁSCARA
Autoria das atividades: Adiléa Generoso
Boa noite minha gente amiga! Vejam esta atividade educativa - cruzadinha infantil, com o tema do coronavírus, que eu acabei de fazer, para os alunos do ensino fundamental 1.
O novo coronavírus já
causou várias mortes na China e fora dela o vírus segue se espalhando e
o número de casos no Brasil passa de 70. OMS pede que países redobrem
comprometimento com o combate à doença.
Os passatempos devem fazer parte das diversas estratégias de ensino. Esta cruzadinha enfatiza palavras, que falam sobre o coronavírus, sintomas, prevenções, etc..
É de fundamental importância compreender as relações entre consciência fonológica e alfabetização. Por
isso, faz-se necessário criar situações para que os alunos possam
refletir sobre as formas orais e escritas das palavras, inclusive o uso
de cruzadinhas em sala de aula.
De acordo com a BNCC, este tema de coronavírus tem como tema, vida em evolução.O objeto de conhecimento é microrganismos.
A habilidade proposta é:
- (EF04CI08) Propor, a partir do conhecimento das formas de transmissão de alguns microrganismos (vírus, bactérias e protozoários), atitudes e medidas adequadas para prevenção de doenças a eles associadas.
De acordo com a BNCC, este tema de coronavírus tem como tema, vida em evolução.O objeto de conhecimento é microrganismos.
A habilidade proposta é:
- (EF04CI08) Propor, a partir do conhecimento das formas de transmissão de alguns microrganismos (vírus, bactérias e protozoários), atitudes e medidas adequadas para prevenção de doenças a eles associadas.
As capacidades de partir
palavras em sílabas, descobrir palavras dentro de palavras, comparar
palavras quanto ao tamanho, comparar palavras quanto a semelhanças
sonoras (de suas sílabas, rimas ou fonemas iniciais), formar novas
palavras trocando letras e outros, são essenciais.
As habilidades propostas da BNCC:
-(EF01LP27) Segmentar oralmente palavras em sílabas.
-(EF01LP31) Reconhecer que
alterações na ordem escrita dos grafemas provocam alterações na
composição e no significado da palavra, fazendo corresponder fonemas e
grafemas.
RESPOSTAS:
1- CONTÁGIO 2- CORIZA 3-FEBRE 4- CONTATO 5-SINTOMAS 6-MÃOS
7-PREVENÇÃO 8-ESPIRRO 9-DORES 10- ÁGUA 11-MÁSCARA
Autoria das atividades: Adiléa Generoso
Nenhum comentário:
Postar um comentário