Consciência fonológica é a capacidade de segmentar de modo consciente as palavras em suas menores unidades, em sílabas e em fonemas.
Conceito de consciência fonológica:
Consciência fonológica é a habilidade que nós temos em manipular os sons de nossa língua. É a capacidade de percebermos que uma palavra pode começar ou terminar com o mesmo som. Além disso, é quando sabemos que existem também termos grandes e pequenos; e que há frases (e uma segmentação nessas orações).
Considerada
a capacidade de se refletir explicitamente sobre a estrutura sonora da
palavra, tal consciência se refere a segmentos no nível de palavras,
rimas, aliterações, sílabas e fonemas.
Níveis da consciência fonológica:
➤Noção de palavra (capacidade de segmentar a frase em palavras, organizá-las e dar-lhe sentido);
➤Noção de rima (capacidade de identificar rimas);
➤Aliteração (capacidade de identificar ou repetir a sílaba ou fonema no início da palavra);
➤Consciência silábica (capacidade de segmentar palavras em sílabas, a criança tem de identificar e discriminar as sílabas);
➤Consciência fonêmica (capacidade de manipular e isolar os fonemas que compõem a palavra).
Os objetivos são:➤Consciência fonêmica (capacidade de manipular e isolar os fonemas que compõem a palavra).
-Estimular a criança a perceber a relação entre fonema/grafema;
-Estimular o desenvolvimento da consciência fonológica;
-Possibilitar a comparação da escrita de palavras que rimam, observando as suas semelhanças e diferenças.
As habilidades da BNCC são:
-(EF01LP38) Reconhecer, em textos versificados, rimas, sonoridades, jogos de palavras, palavras, expressões, comparações, relacionando-os com sensações e associações.
-(EF01LP28) Comparar palavras identificando semelhanças e diferenças entre sons de sílabas iniciais, mediais e finais.
A criança será ainda capaz de identificar que essas mesmas unidades se podem repetir em diferentes palavras.
Autoria das atividades: Adiléa Generoso
Alfabetização e consciência fonológica:
Consciência fonológica é a capacidade de segmentar de modo consciente as palavras em suas menores unidades, em sílabas e em fonemas.
Conceito de consciência fonológica:
Consciência fonológica é a habilidade que nós temos em manipular os sons de nossa língua. É a capacidade de percebermos que uma palavra pode começar ou terminar com o mesmo som. Além disso, é quando sabemos que existem também termos grandes e pequenos; e que há frases (e uma segmentação nessas orações).
Níveis da consciência fonológica:
-Estimular a criança a perceber a relação entre fonema/grafema;
As habilidades da BNCC são:
-(EF01LP38) Reconhecer, em textos versificados, rimas, sonoridades, jogos de palavras, palavras, expressões, comparações, relacionando-os com sensações e associações.
Consciência fonológica é a capacidade de segmentar de modo consciente as palavras em suas menores unidades, em sílabas e em fonemas.
Conceito de consciência fonológica:
Consciência fonológica é a habilidade que nós temos em manipular os sons de nossa língua. É a capacidade de percebermos que uma palavra pode começar ou terminar com o mesmo som. Além disso, é quando sabemos que existem também termos grandes e pequenos; e que há frases (e uma segmentação nessas orações).
Considerada
a capacidade de se refletir explicitamente sobre a estrutura sonora da
palavra, tal consciência se refere a segmentos no nível de palavras,
rimas, aliterações, sílabas e fonemas.
Níveis da consciência fonológica:
➤Noção de palavra (capacidade de segmentar a frase em palavras, organizá-las e dar-lhe sentido);
➤Noção de rima (capacidade de identificar rimas);
➤Aliteração (capacidade de identificar ou repetir a sílaba ou fonema no início da palavra);
➤Consciência silábica (capacidade de segmentar palavras em sílabas, a criança tem de identificar e discriminar as sílabas);
➤Consciência fonêmica (capacidade de manipular e isolar os fonemas que compõem a palavra).
Os objetivos são:➤Consciência fonêmica (capacidade de manipular e isolar os fonemas que compõem a palavra).
-Estimular a criança a perceber a relação entre fonema/grafema;
-Estimular o desenvolvimento da consciência fonológica;
-Possibilitar a comparação da escrita de palavras que rimam, observando as suas semelhanças e diferenças.
As habilidades da BNCC são:
-(EF01LP38) Reconhecer, em textos versificados, rimas, sonoridades, jogos de palavras, palavras, expressões, comparações, relacionando-os com sensações e associações.
-(EF01LP28) Comparar palavras identificando semelhanças e diferenças entre sons de sílabas iniciais, mediais e finais.
A criança será ainda capaz de identificar que essas mesmas unidades se podem repetir em diferentes palavras.
Autoria das atividades: Adiléa Generoso
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