A leitura é um grande desafio, pois, o aluno precisa compreender e interpretar aquilo que foi lido. Muitos alunos das séries iniciais de alfabetização possuem dificuldade no processo de aquisição da leitura. leitura e interpretação de texto,ortografia L ou u Na aprendizagem da leitura e da escrita, a criança percorre um caminho individual e próprio. À medida em que está em contato com materiais de leitura, tais como rótulos, embalagens, cartazes, livros, revistas, etc, ela está, sobretudo, iniciando o seu processo de descoberta do código escrito. É no 1º ano do Ensino Fundamental que se inicia a sistematização do processo de alfabetização. Nisso, a criança passa a compreender o funcionamento do código escrito. São tantas regras ortográficas!...O aluno precisa ter acesso a várias atividades educativas, que possam auxiliá-los na aprendizagem. Todos nós sabemos o quanto é complicado o processo de alfabetização e é por este motivo, que devemos pensar em diversas formas para fixar as sílabas introduzidas. Conceito de ortografia: Ortografia é a parte da gramática normativa que ensina a escrever corretamente as palavras de uma língua. A competência para grafar corretamente as palavras está diretamente ligada ao contato íntimo com essas mesmas palavras. As atividades desta leitura são: interpretação, separação silábica, cruzadinha, formar palavras,formar sentenças e autoditado. Dicas para impressão das atividades: 1-Clicar na primeira imagem da sequência. Ela deverá aparecer em um fundo preto. 2-Clicar com o botão direito na imagem e em seguida " salvar como". Escolha o local do seu computador onde você deseja salvar. 3- Na parte de baixo da tela estarão todas as imagens da sequência. Vá abrindo as imagens e repetindo os mesmos procedimentos descritos nos passos 1 e 2. leitura e interpretação de texto,ortografia L ou u leitura e interpretação de texto,ortografia L ou u leitura e interpretação de texto,ortografia L ou u leitura e interpretação de texto,ortografia L ou u leitura e interpretação de texto,ortografia L ou u leitura e interpretação de texto,ortografia L ou u Autoria das atividades: Adiléa Generoso

Formação de palavras através das sílabas iniciais dos desenhos. Alfabetização em foco. É muito importante esta atividades de consciência fonológica educação infantil, para que os alunos possam segmentar as palavras em sílabas.


Atividades de alfabetização, formação de palavras
Alfabetização e consciência fonológica:

Consciência fonológica é a capacidade de segmentar de modo consciente as palavras em suas menores unidades, em sílabas e em fonemas. Consciência fonológica é a capacidade de segmentar de modo consciente as palavras em suas menores unidades, em sílabas e em fonemas. 

Conceito de consciência fonológica: 

Consciência fonológica é a habilidade que nós temos em manipular os sons de nossa língua. É a capacidade de percebermos que uma palavra pode começar ou terminar com o mesmo som. Além disso, é quando sabemos que existem também termos grandes e pequenos; e que há frases (e uma segmentação nessas orações).

Os alunos vão observar as sílabas iniciais dos desenhos e em seguida acrescentar com a outra parte que já está digitada, para finalizar ou seja completar a palavra.

Formação de palavras tem como objetivo geral:

-Propiciar o reconhecimento das letras do alfabeto a partir do código alfabético proposto, bem como formar pequenas palavras por meio do reconhecimento das letras. 

Objetivos específicos: 

• Reconhecer as letras do alfabeto; 
• Identificar vogais e consoantes;  
• Formar, escrever e ler as palavras corretamente; 
• Reconhecer sílabas; 
Evoluir na apropriação do sistema de escrita alfabético e ortográfico;
• Formar novas palavras;
• Desenvolver a leitura.

As atividades educativas, formação de palavras e outras poderão servir como tarefas de casa auxiliando-se assim no processo de alfabetização das crianças. 

Elas são um estímulo, para que as crianças entrem em contato com o mundo do saber de uma forma muito especial. 

Sou amante da alfabetização e sempre estou criando algo, que possa dar suporte para vocês, professores das séries iniciais. 

É muita ansiedade em ver nossos baixinhos, lendo e escrevendo. O processo é complicado, mas é muito gratificante!

Espero que aproveitem e criem outras atividades através das minhas sugestões. Boa sorte! 

Atividades de alfabetização, formação de palavras               Atividades de alfabetização, formação de palavras

Atividades de alfabetização, formação de palavras              Atividades de alfabetização, formação de palavras

Atividades de alfabetização, formação de palavras              Atividades de alfabetização, formação de palavras

Atividades de alfabetização, formação de palavras              Atividades de alfabetização, formação de palavras
                Autoria das atividades: Adiléa Generoso           
Formação de palavras através das sílabas iniciais dos desenhos. Alfabetização em foco. É muito importante esta atividades de consciência fonológica educação infantil, para que os alunos possam segmentar as palavras em sílabas.


Atividades de alfabetização, formação de palavras
Alfabetização e consciência fonológica:

Consciência fonológica é a capacidade de segmentar de modo consciente as palavras em suas menores unidades, em sílabas e em fonemas. Consciência fonológica é a capacidade de segmentar de modo consciente as palavras em suas menores unidades, em sílabas e em fonemas. 

Conceito de consciência fonológica: 

Consciência fonológica é a habilidade que nós temos em manipular os sons de nossa língua. É a capacidade de percebermos que uma palavra pode começar ou terminar com o mesmo som. Além disso, é quando sabemos que existem também termos grandes e pequenos; e que há frases (e uma segmentação nessas orações).

Os alunos vão observar as sílabas iniciais dos desenhos e em seguida acrescentar com a outra parte que já está digitada, para finalizar ou seja completar a palavra.

Formação de palavras tem como objetivo geral:

-Propiciar o reconhecimento das letras do alfabeto a partir do código alfabético proposto, bem como formar pequenas palavras por meio do reconhecimento das letras. 

Objetivos específicos: 

• Reconhecer as letras do alfabeto; 
• Identificar vogais e consoantes;  
• Formar, escrever e ler as palavras corretamente; 
• Reconhecer sílabas; 
Evoluir na apropriação do sistema de escrita alfabético e ortográfico;
• Formar novas palavras;
• Desenvolver a leitura.

As atividades educativas, formação de palavras e outras poderão servir como tarefas de casa auxiliando-se assim no processo de alfabetização das crianças. 

Elas são um estímulo, para que as crianças entrem em contato com o mundo do saber de uma forma muito especial. 

Sou amante da alfabetização e sempre estou criando algo, que possa dar suporte para vocês, professores das séries iniciais. 

É muita ansiedade em ver nossos baixinhos, lendo e escrevendo. O processo é complicado, mas é muito gratificante!

Espero que aproveitem e criem outras atividades através das minhas sugestões. Boa sorte! 

Atividades de alfabetização, formação de palavras               Atividades de alfabetização, formação de palavras

Atividades de alfabetização, formação de palavras              Atividades de alfabetização, formação de palavras

Atividades de alfabetização, formação de palavras              Atividades de alfabetização, formação de palavras

Atividades de alfabetização, formação de palavras              Atividades de alfabetização, formação de palavras
                Autoria das atividades: Adiléa Generoso           

Nenhum comentário:

Postar um comentário