Volta às aulas
O retorno à rotina escolar merece atenção tanto no planejamento e organização das diretrizes quanto na produção das atividades para os alunos. Propicie um retorno agradável aos que voltam das férias e uma boa recepção aos que iniciam a vida escolar
Por Sâmia Gabriela Teixeira
Objetivos:
★Desenvolver a interação entre os alunos
★ Valorizar a amizade
★ Desenvolver o ser participativo e atuante
★ Elevar a autoestima e o respeito pelo ambiente escolar
★Desenvolver a interação entre os alunos
★ Valorizar a amizade
★ Desenvolver o ser participativo e atuante
★ Elevar a autoestima e o respeito pelo ambiente escolar
A volta às aulas
transforma a vida não só de alunos e professores, como também dos pais.
Alguém duvida? Os pais normalmente sentem dificuldade ao lidar com o
afastamento do filho que inicia sua vivência escolar, os professores se
preocupam com o planejamento e sucesso desse momento, e as crianças
sentem a ansiedade do primeiro dia ou do retorno à escola. A inquietação
que move a volta às aulas deve ser, na verdade, uma fase feliz para que
os envolvidos sintam-se bem e aproveitem o início de mais um ano
letivo. Para isso, o preparo de um retorno agradável começa muito antes,
a partir de procedimentos internos e metodologias pedagógicas
específicas de casa escola. A pedagoga Gisele Lemos, da Escola Bloom de
Educação Infantil, do Rio de Janeiro (RJ), explica como planeja o
acolhimento dos alunos que retornam das férias ou ainda dos que iniciam
os estudos: “Os professores participam de dinâmicas de grupo assim como
da realização de um brainstorming, conhecido como ‘tempestade de
ideias’. Essa interação, que deve ser realizada com a equipe da escola, é
importante para compartilhar a criatividade entre todos os
funcionários”.
De acordo com Gisele, o professor que participa dessas reuniões
“estabelece os conteúdos e regras, troca experiências profissionais,
interage com outros docentes e, principalmente, cria melhores projetos e
atividades para o mês de trabalho ou planejamento anual de atividades”
Dica de leitura!
Camila e a Volta às Aulas
Camila está ansiosa para voltar às aulas e rever seus amiguinhos, mas seu primo Miguel está um pouco assustado em seu primeiro dia na escolinha. Como será que Camila vai ajudar o menino a superar seu medo?
Autora: Aline de PétignyCamila está ansiosa para voltar às aulas e rever seus amiguinhos, mas seu primo Miguel está um pouco assustado em seu primeiro dia na escolinha. Como será que Camila vai ajudar o menino a superar seu medo?
Ilustrações: Nancy Delvaux
Assuntos: educação e vida em sociedade
PASTA PARA ATIVIDADES ESCOLARES
Materiais:
★ Papelão
★ Estilete ou tesoura
★ Cola quente
★ Papel color set
★ Plástico transparente bem resistente ou papel celofane
★ Elástico
★ pedaço de fita ou viés
★ 4 botões grandes
★ Papelão
★ Estilete ou tesoura
★ Cola quente
★ Papel color set
★ Plástico transparente bem resistente ou papel celofane
★ Elástico
★ pedaço de fita ou viés
★ 4 botões grandes
PASSO A PASSO
1. Corte e dobre
o papelão conforme o molde (MOLDE NÃO DISPONÍVEL). Em seguida, encape-o com o papel color set.
2. Cole a transparência, os botões e o viés ou
fita. No botão superior, cole o elástico
COMO
NÃO TENHO ESSE MOLDE, MAIS SÓ PELA FOTO JÁ TEM UMA IDÉIA DE COMO FAZER
EU TROUXE ESSE AQUI ABAIXO DA AMIGA DIVA DO BLOG
http://divartes.blogspot.com. QUE TAMBEM É SIMPLES E DE EVA.
VAMOS LÁ...
Material utilizado:
- Folha de EVA em diversas cores
- Tinta para tecido, nas cores marrom, laranja, pele, rosa, preto e branco
- pincel
- cola quente
- olhos móveis - pequeno
- cordão preto para as pernas, anteninhas e o braço da abelhinha
- caneta permanente
- velcro para fechar
COMO
ELA FEZ ESSAS PASTINHAS PARA AS CRIANÇAS COLOCAREM A BÍBLIA, TEMOS QUE
REVER AS MEDIDAS DO PAPEL A4 PARA QUE SEJA ADAPTADA PARA AS ATIVIDADES
DAS NOSSAS CRIANÇAS. MAIS JÁ DÁ PARA TER UMA IDÉIA DE COMO FAZER E
INOVAR EM 2012 COM AS PASTINHAS DAS CRIANÇAS, TAMBÉM PODEMOS PEGAR UMA
PASTINHA PRONTA E TIRAR O MOLDE POR ELA.
Prepare um bom acervo de brincadeiras, cantigas de roda e histórias, de acordo com a faixa etária dos alunos
Por Marcella Naressi, escola Espaço Aberto Procedimentos práticos
Além das dinâmicas em grupo com a equipe da escola, organizar materiais e conteúdo educacional previamente garante mais eficiência no momento de receber os alunos. Marcella Naressi, coordenadora pedagógica da Escola Espaço Aberto, de São Paulo (SP), sugere que algumas tarefas sejam cumpridas antes mesmo das aulas iniciarem, para que os professores sintam-se seguros e possam passar a mesma sensação às crianças. “Separe materiais como massinha, palito, papeis variados, argila, pedaços de tecido e brinquedos. É importante também preparar um bom acervo de brincadeiras, cantigas de roda e histórias, de acordo com a faixa etária dos alunos, e estudar o perfil das crianças que já estudam na escola, tendo como base informações da família ou a partir de registros dos anos anteriores feitos pela escola ou anotados em reuniões de pais”, explica Marcella.
Dias de adaptação
A primeira semana de aula deve proporcionar aos alunos o acolhimento necessário para que se sintam à vontade no decorrer do período letivo. Patrícia Marques, coordenadora pedagógica do CEI Vila Nova Curuçá, de São Paulo (SP), afirma que a elaboração cuidadosa dos primeiros contatos com os alunos oferece cooperação e autoconhecimento da turma e dos professores. “Geralmente os alunos menores sentem-se muito inseguros com a troca de sala e de professor, por isso é importante que haja paciência, carisma e estabelecimento de regras e limites. Essa não é uma atitude negativa, pois faz com que os alunos respeitem o ambiente, o professor e seus amigos”, diz Patrícia.
Por Marcella Naressi, escola Espaço Aberto Procedimentos práticos
Além das dinâmicas em grupo com a equipe da escola, organizar materiais e conteúdo educacional previamente garante mais eficiência no momento de receber os alunos. Marcella Naressi, coordenadora pedagógica da Escola Espaço Aberto, de São Paulo (SP), sugere que algumas tarefas sejam cumpridas antes mesmo das aulas iniciarem, para que os professores sintam-se seguros e possam passar a mesma sensação às crianças. “Separe materiais como massinha, palito, papeis variados, argila, pedaços de tecido e brinquedos. É importante também preparar um bom acervo de brincadeiras, cantigas de roda e histórias, de acordo com a faixa etária dos alunos, e estudar o perfil das crianças que já estudam na escola, tendo como base informações da família ou a partir de registros dos anos anteriores feitos pela escola ou anotados em reuniões de pais”, explica Marcella.
Dias de adaptação
A primeira semana de aula deve proporcionar aos alunos o acolhimento necessário para que se sintam à vontade no decorrer do período letivo. Patrícia Marques, coordenadora pedagógica do CEI Vila Nova Curuçá, de São Paulo (SP), afirma que a elaboração cuidadosa dos primeiros contatos com os alunos oferece cooperação e autoconhecimento da turma e dos professores. “Geralmente os alunos menores sentem-se muito inseguros com a troca de sala e de professor, por isso é importante que haja paciência, carisma e estabelecimento de regras e limites. Essa não é uma atitude negativa, pois faz com que os alunos respeitem o ambiente, o professor e seus amigos”, diz Patrícia.
ESPERO QUE VOCÊS TENHAM GOSTADO DESSA MATÉRIA!
BEIJOS E ATÉ A PRÓXIMA SE DEUS QUISER.
JOELMA COUTO.
Volta às aulas
O retorno à rotina escolar merece atenção tanto no planejamento e organização das diretrizes quanto na produção das atividades para os alunos. Propicie um retorno agradável aos que voltam das férias e uma boa recepção aos que iniciam a vida escolar
Por Sâmia Gabriela Teixeira
Objetivos:
★Desenvolver a interação entre os alunos
★ Valorizar a amizade
★ Desenvolver o ser participativo e atuante
★ Elevar a autoestima e o respeito pelo ambiente escolar
★Desenvolver a interação entre os alunos
★ Valorizar a amizade
★ Desenvolver o ser participativo e atuante
★ Elevar a autoestima e o respeito pelo ambiente escolar
A volta às aulas
transforma a vida não só de alunos e professores, como também dos pais.
Alguém duvida? Os pais normalmente sentem dificuldade ao lidar com o
afastamento do filho que inicia sua vivência escolar, os professores se
preocupam com o planejamento e sucesso desse momento, e as crianças
sentem a ansiedade do primeiro dia ou do retorno à escola. A inquietação
que move a volta às aulas deve ser, na verdade, uma fase feliz para que
os envolvidos sintam-se bem e aproveitem o início de mais um ano
letivo. Para isso, o preparo de um retorno agradável começa muito antes,
a partir de procedimentos internos e metodologias pedagógicas
específicas de casa escola. A pedagoga Gisele Lemos, da Escola Bloom de
Educação Infantil, do Rio de Janeiro (RJ), explica como planeja o
acolhimento dos alunos que retornam das férias ou ainda dos que iniciam
os estudos: “Os professores participam de dinâmicas de grupo assim como
da realização de um brainstorming, conhecido como ‘tempestade de
ideias’. Essa interação, que deve ser realizada com a equipe da escola, é
importante para compartilhar a criatividade entre todos os
funcionários”.
De acordo com Gisele, o professor que participa dessas reuniões
“estabelece os conteúdos e regras, troca experiências profissionais,
interage com outros docentes e, principalmente, cria melhores projetos e
atividades para o mês de trabalho ou planejamento anual de atividades”
Dica de leitura!
Camila e a Volta às Aulas
Camila está ansiosa para voltar às aulas e rever seus amiguinhos, mas seu primo Miguel está um pouco assustado em seu primeiro dia na escolinha. Como será que Camila vai ajudar o menino a superar seu medo?
Autora: Aline de PétignyCamila está ansiosa para voltar às aulas e rever seus amiguinhos, mas seu primo Miguel está um pouco assustado em seu primeiro dia na escolinha. Como será que Camila vai ajudar o menino a superar seu medo?
Ilustrações: Nancy Delvaux
Assuntos: educação e vida em sociedade
PASTA PARA ATIVIDADES ESCOLARES
Materiais:
★ Papelão
★ Estilete ou tesoura
★ Cola quente
★ Papel color set
★ Plástico transparente bem resistente ou papel celofane
★ Elástico
★ pedaço de fita ou viés
★ 4 botões grandes
★ Papelão
★ Estilete ou tesoura
★ Cola quente
★ Papel color set
★ Plástico transparente bem resistente ou papel celofane
★ Elástico
★ pedaço de fita ou viés
★ 4 botões grandes
PASSO A PASSO
1. Corte e dobre
o papelão conforme o molde (MOLDE NÃO DISPONÍVEL). Em seguida, encape-o com o papel color set.
2. Cole a transparência, os botões e o viés ou
fita. No botão superior, cole o elástico
COMO
NÃO TENHO ESSE MOLDE, MAIS SÓ PELA FOTO JÁ TEM UMA IDÉIA DE COMO FAZER
EU TROUXE ESSE AQUI ABAIXO DA AMIGA DIVA DO BLOG
http://divartes.blogspot.com. QUE TAMBEM É SIMPLES E DE EVA.
VAMOS LÁ...
Material utilizado:
- Folha de EVA em diversas cores
- Tinta para tecido, nas cores marrom, laranja, pele, rosa, preto e branco
- pincel
- cola quente
- olhos móveis - pequeno
- cordão preto para as pernas, anteninhas e o braço da abelhinha
- caneta permanente
- velcro para fechar
COMO
ELA FEZ ESSAS PASTINHAS PARA AS CRIANÇAS COLOCAREM A BÍBLIA, TEMOS QUE
REVER AS MEDIDAS DO PAPEL A4 PARA QUE SEJA ADAPTADA PARA AS ATIVIDADES
DAS NOSSAS CRIANÇAS. MAIS JÁ DÁ PARA TER UMA IDÉIA DE COMO FAZER E
INOVAR EM 2012 COM AS PASTINHAS DAS CRIANÇAS, TAMBÉM PODEMOS PEGAR UMA
PASTINHA PRONTA E TIRAR O MOLDE POR ELA.
Prepare um bom acervo de brincadeiras, cantigas de roda e histórias, de acordo com a faixa etária dos alunos
Por Marcella Naressi, escola Espaço Aberto Procedimentos práticos
Além das dinâmicas em grupo com a equipe da escola, organizar materiais e conteúdo educacional previamente garante mais eficiência no momento de receber os alunos. Marcella Naressi, coordenadora pedagógica da Escola Espaço Aberto, de São Paulo (SP), sugere que algumas tarefas sejam cumpridas antes mesmo das aulas iniciarem, para que os professores sintam-se seguros e possam passar a mesma sensação às crianças. “Separe materiais como massinha, palito, papeis variados, argila, pedaços de tecido e brinquedos. É importante também preparar um bom acervo de brincadeiras, cantigas de roda e histórias, de acordo com a faixa etária dos alunos, e estudar o perfil das crianças que já estudam na escola, tendo como base informações da família ou a partir de registros dos anos anteriores feitos pela escola ou anotados em reuniões de pais”, explica Marcella.
Dias de adaptação
A primeira semana de aula deve proporcionar aos alunos o acolhimento necessário para que se sintam à vontade no decorrer do período letivo. Patrícia Marques, coordenadora pedagógica do CEI Vila Nova Curuçá, de São Paulo (SP), afirma que a elaboração cuidadosa dos primeiros contatos com os alunos oferece cooperação e autoconhecimento da turma e dos professores. “Geralmente os alunos menores sentem-se muito inseguros com a troca de sala e de professor, por isso é importante que haja paciência, carisma e estabelecimento de regras e limites. Essa não é uma atitude negativa, pois faz com que os alunos respeitem o ambiente, o professor e seus amigos”, diz Patrícia.
Por Marcella Naressi, escola Espaço Aberto Procedimentos práticos
Além das dinâmicas em grupo com a equipe da escola, organizar materiais e conteúdo educacional previamente garante mais eficiência no momento de receber os alunos. Marcella Naressi, coordenadora pedagógica da Escola Espaço Aberto, de São Paulo (SP), sugere que algumas tarefas sejam cumpridas antes mesmo das aulas iniciarem, para que os professores sintam-se seguros e possam passar a mesma sensação às crianças. “Separe materiais como massinha, palito, papeis variados, argila, pedaços de tecido e brinquedos. É importante também preparar um bom acervo de brincadeiras, cantigas de roda e histórias, de acordo com a faixa etária dos alunos, e estudar o perfil das crianças que já estudam na escola, tendo como base informações da família ou a partir de registros dos anos anteriores feitos pela escola ou anotados em reuniões de pais”, explica Marcella.
Dias de adaptação
A primeira semana de aula deve proporcionar aos alunos o acolhimento necessário para que se sintam à vontade no decorrer do período letivo. Patrícia Marques, coordenadora pedagógica do CEI Vila Nova Curuçá, de São Paulo (SP), afirma que a elaboração cuidadosa dos primeiros contatos com os alunos oferece cooperação e autoconhecimento da turma e dos professores. “Geralmente os alunos menores sentem-se muito inseguros com a troca de sala e de professor, por isso é importante que haja paciência, carisma e estabelecimento de regras e limites. Essa não é uma atitude negativa, pois faz com que os alunos respeitem o ambiente, o professor e seus amigos”, diz Patrícia.
ESPERO QUE VOCÊS TENHAM GOSTADO DESSA MATÉRIA!
BEIJOS E ATÉ A PRÓXIMA SE DEUS QUISER.
JOELMA COUTO.
Nenhum comentário:
Postar um comentário